sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O CREDO DOS APÓSTOLOS [Resenha]


A Escritura é a Palavra de Deus. Os credos e Confissões, são a resposta de fé à revelação de Deus nas Escritura. Este entendimento é vital para se entender a relação correta entre os credos e a Bíblia e é o ponto de partida do autor nesta obra. O professor Franklin Ferreira oferece aqui um estudo doutrinal e prática do Credo dos Apóstolos, o qual afirma as doutrinas essenciais da fé cristã.

O objetivo desta obra, então, é expor os temas doutrinais que sempre têm sido reputados como bíblicos, ortodoxos e essencialmente consensuais entre todo o corpo cristão. Portanto, neste livro é traçado aquilo que é conhecido como o “cristianismo básico”, o “cristianismo puro e simples” (Richard Baxter; C. S. Lewis) – aquelas doutrinas absolutamente centrais e essenciais para a fé cristã. O Credo oferece aquele núcleo da verdade cristã que determina e baliza se uma determinada igreja é cristã ou não.

Este livro, que se propõe ser um auxílio para a instrução cristã básica, tem um formato diferente. Na Introdução do livro observa-se três aspectos importantes sobre o Credo: (I) O Credo dos Apóstolos, (II) O Credo e as Escrituras e (III) O Credo como “símbolo de fé”. Em vez de capítulos, o livro é dividido em seções ou partes, seguindo a estrutura trinitária do Credo dos Apóstolos. O que pode ser considerado como capítulos são os artigos que compõem as várias seções ou partes deste documento: Deus Criador, Deus Redentor e Deus Restaurador. O sumário é estruturado para ajudar o leitor a localizar rapidamente qual artigo ou tema ele quer ler ou pesquisar, em conexão com a seção apropriada. O livro possui ainda dois apêndices: (I) O desenvolvimento do símbolo de fé e (II) Sobre a utilidade do Credo dos Apóstolos.


Clica na imagem acima e adquira este livro direto com a Editora.
_________________
FERREIRA, Franklin. O credo dos apóstolo: as doutrinas centrais da fé cristã. São José dos Campos, SP: Fiel, 2015.

Nenhum comentário: