segunda-feira, 21 de outubro de 2019

O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA [Resenha]


Em um mundo cada vez mais polarizado politicamente, o nome do escritor Olavo de Carvalho é um dos mais respeitados pelos conservadores da direita e um dos mais odiados pela esquerda e setores ditos progressistas. 193 artigos foram selecionados e organizados por Felipe Moura Brasil, que também cuida de notas explicativas e referências bibliográficas que remetem o leitor tanto à vasta obra do próprio Olavo como à teia de autores e temas com os quais seus textos dialogam ou polemizam. Moura Brasil informa que a seleção obedeceu a seu gosto pessoal e à necessidade de partilhar a sua experiência de leitor e estudioso da obra de Olavo.

O livro é dividido em 25 capítulos ou macrotemas: Juventude, Conhecimento, Vocação, Cultura, Pobreza, Fingimento. Democracia, Socialismo, Militância, Revolução, Intelligentzia, Inveja, Aborto, Ciência, Religião, Linguagem, Discussão, Petismo, Feminismo, Gayzismo, Criminalidade, Dominação, EUA, Libertação e Estudo. Cada um deles reúne um grupo de textos, e alguns se desdobram em subtemas, como a espetacular seleção de textos de “Revolução”, reunidos sob rubricas distintas, como, entre outras, Globalismo, Manipulação e Capitalistas X Revolucionários.

A linguagem é elaborada, com direito ao uso corrente de expressões tiradas do latim e do francês, por exemplo, mas no geral o sentido acaba sendo subentendido no texto. Ainda assim, este que vos escreve reconhece não ter o estofo cultural para apreender de forma completa todas as nuances do livro. E isso acaba sendo um estímulo para pesquisar as fontes citadas por Olavo. Contudo, leia esse livro de Olavo de Carvalho. Ninguém, no Brasil, escreve com a sua força. Tampouco parece fácil rivalizar com a sua cultura, fruto da dedicação, do trabalho no claustro, da aplicação, não da busca de brilharecos. Leia Olavo: contra o ódio, contra o óbvio, contra os idiotas e a favor de si mesmo.
__________________
CARVALHO, Olavo de. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2013

Nenhum comentário: