sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O CALCANHAR DE AQUILES [Resenha]


Eu, você, seus pais, o seu vizinho da frente, o dono da livraria e o autor deste livro temos algo em comum: somos todos um pouco gregos. Qualquer pessoa deste lado do mundo, da chamada civilização ocidental, tem um pé (ou até mesmo os dois) na Grécia Antiga. Isso porque foi lá, naquele pequeno território há milhares de anos, que surgiram as bases de um conhecimento coletivo que ainda partilhamos em áreas como a filosofia, a medicina, a astronomia, a matemática e as artes. Mas a sociedade grega não era formada apenas por pensadores e suas elucubrações filosóficas. Nem só de intrincados debates viviam aqueles homens. No correr dos dias comuns, eles dedicavam-se a assuntos bem mais mundanos. Tomavam porres homéricos de vinho com pimenta e competiam nus nas disputas esportivas. Um cotidiano repleto de manias, defeitos, preocupações triviais e um bocado de situações inusitadas. Essa mistura, da qual ainda faz parte uma mitologia de significados inesgotáveis, é a marca do povo grego.

Portanto, curiosidades tais como: Qual foi o maior presente de grego de todos os tempos? O que as mulheres tramavam na ilha de Lesbos? Quem criou a Via Láctea? Por que a cidade de Tebas montou um exército com 300 gays? Rasteiras e estrangulamentos eram permitidos nas olimpíadas antigas? Por que o homem recém-casado deve carregar sua esposa para entrar na nova casa? Por que os gregos eram enterrados com uma moeda na língua? Por que os médicos vestem-se de branco? Para responder todas essas perguntas, é preciso dar um mergulho na Grécia Antiga.

O Calcanhar de Aquiles e outras histórias curiosas da Grécia antiga, é o meio pelo qual o jornalista Duda Teixeira nos conta tudo, deixando de lado a sisudez das teses acadêmicas, mas com um profundo trabalho de pesquisa. E muito bom humor. O resultado é uma obra divertida, de leitura saborosa, uma coleção das histórias mais curiosas que tiveram como protagonistas os gregos. Essa gente tão parecida comigo, com você, com todos nós.
____________
TEIXEIRA, Duda. O calcanhar de Aquiles e outras histórias curiosas da Grécia Antiga. Porto Alegre, RS. Arquipélago, 2007.

Nenhum comentário: