sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ALÉM DAS 95 TESES [Resenha]


O papel de Lutero como catalisador da Reforma é a principal razão para tal interesse perene nele. Imagine um mundo sem o Protestantismo. Se você fosse um jovem monge agostiniano nas primeiras décadas do século XVI, não seria difícil imaginar. Para Lutero, a realidade era um mundo sem o Protestantismo. Suas escolhas eram claras: ou a Igreja Católica Romana ou o paganismo. Como monge, claro, ele abraçava a primeira opção. Quando Lutero morreu, em 1546, contudo, o mundo havia mudado de forma significativa. Assim, entre o Catolicismo Romano e o paganismo, agora havia uma ampla gama de escolhas, incluindo o Luteranismo, o Anabatismo, a Igreja Reformada, o Anglicanismo e o Presbiterianismo. Essas opções religiosas simplesmente não existiam em 1517. Naquele ano, Lutero deu início a um mar de mudanças e reformas que abalariam todo o mundo.

Este livro oferece uma turnê orientada da vida de Martinho Lutero, de seus escritos e pensamentos. Tem por objetivo não apenas que valorizemos Lutero e seu legado, mas também que encontremos a mesma confiança em Deus, o Castelo Forte, em sua Palavra certeira e em Cristo e sua obra completa na cruz. Assim, podemos olhar para trás e sentir gratidão pela vida e o legado de Lutero.

A coleção mais completa dos escritos de Lutero em língua inglesa totaliza 55 volumes e cobre apenas cerca de metade da sua obra. Assim, o autor deste livro escolheu os textos e assuntos que parecem cruciais ao pensamento de Lutero. Portanto, este livro tem a intenção de familiarizá-lo com Lutero, o que servirá como portal para uma melhor análise de sua vida e de seu pensamento. A conclusão oferece algumas sugestões e diretrizes para que se prossiga nessa jornada.

O livro contém, além do prefácio, agradecimentos, introdução e lista de ilustrações, 13 capítulos, divididos em quatro partes com os seguintes temas: (1) Lutero, uma vida; (2) Lutero, o Reformador; (3) Lutero, o Pastor e (4) As 95 teses de Lutero. Esta última parte traz as 95 teses comentadas e um Breve guia para os livros e sobre Martinho Lutero.


Este livro está disponível na Editora Fiel. Para adquirir é só clicar na imagem.
_____________
NICHOLS, Stephen J. Além das noventa e cinco teses: a vida, o pensamento e o legado de Martinho Lutero. São José dos Campos, SP: Fiel, 2017. 299 p.

Nenhum comentário: