Franz Kafka (1883-1924) foi um dos escritores mais importantes do seculo XX. Nasceu em Praga (atual República Tcheca), no seio de uma família judia, e compôs suas obras em alemao. A prosa de Kafka desenvolve-se num mundo de pesadelo, em que predomina a solidão do indivíduo, indefeso diante do poder.
A Metamorfose narra a história de Gregor Samsa, um jovem caixeiro viajante que sustenta sua família composta pelo pai, a mãe e por uma irmã mais nova. Certo dia ao acordar Gregor se vê transformado em um horroroso inseto. Diante disso, sua maior preocupação é estar atrasado para o trabalho. Ao descobrir o ocorrido, a família de Gregor passa a repudiá-lo, sem ao menos tentar descobrir como aquilo aconteceu e acaba por deixá-lo preso no quarto, longe do convívio familiar. E assim, apenas a irmã se dispõe a servir a comida e fazer a limpeza do seu quarto. No entanto, com o passar do tempo isso também será deixado de lado.
Portanto, A Metamorfose explora a solidão, os sentimentos de exclusão e as crises do homem contemporâneo, sendo uma referência da literatura universal para se abordar com profundidade aspectos sociais. Nele estão destacadas as contradições que envolvem as relações humanas – pois quando a família descobre a transformação vivenciada por Samsa, ele passa a ser desprezível e deve ser eliminado. A impotência de Samsa, por exemplo, perante ações que antes lhe eram rotineiras como sair da cama ou caminhar, faz uma alusão às fraquezas humanas diante de pressões sociais.
_____________
KAFRA, Franz. A metamorfose. Barueri, SO: Principis, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário