sexta-feira, 18 de outubro de 2019

A DESCIDA DA POMBA [Resenha]


Charles Williams (1886–1945) foi um escritor inglês que integrou, juntamente com C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien, entre outros, o lendário grupo de discussão literária The Inklings. Ainda que não seja tão popular quanto os dois autores mencionados, podemos dizer que sua produção no mínimo se equipara a deles. Além de ter exercido durante boa parte de sua vida a função de editor na renomada Oxford University Press, Williams também atuou como romancista, poeta, crítico literário, historiador e teólogo — uma versatilidade e prolificidade admiráveis.

Em “A Descida da Pomba”, Williams se dedica a relatar a história da atuação do Espírito Santo, a “Pomba” que desceu sobre os seguidores de Jesus após sua ascensão aos céus, ao longo de dois mil anos de cristianismo. Atravessando todo o período desde a formação da Igreja primitiva no Pentecostes até alcançar as sinistras ameaças à fé cristã na forma do nazismo e do comunismo nas primeiras décadas do século 20 (lembremos que a obra foi publicada originalmente em 1939), Williams procura iluminar os atos de amor do Espírito de Deus em meio aos intermináveis debates teológicos e às sangrentas guerras religiosas que tanto confundiram e perturbaram o Corpo visível de Cristo neste mundo. Assim sendo, todos os principais nomes e eventos da história da Cristandade são levados em conta, ainda que, naturalmente, de modo a se encaixar num relato “breve”, de 288 páginas.

O livro contém, além da Notas dos editores, prefácio e posfácio, 9 capítulos com um conteúdo edificante que mostra a atuação do Espírito Santo ao longo de nada mais nada menos que dois milênios de fé cristã. E resgata o valioso princípio da coinerência, uma expressão extraída da teologia patrística e que indica não apenas a essência comum compartilhada pelas três Pessoas da Trindade, mas também a “habitação” mútua recíproca do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Livro disponível na Editora Mundo Cristão. Para adquirir clica na imagem.
______________
WIILIAMS, Charles. A descida da pomba: uma breve história do espírito santo na igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2019. 288p.

Nenhum comentário: