sexta-feira, 18 de outubro de 2019

JOÃO CALVINO [Resenha]


Algo que chama a atenção na teologia de Calvino, expressa em sua ampla e profícua obra, composta por sermões, cartas, comentários, tratados e As institutas, é seu apego às Escrituras. Ele amava a Bíblia. A Escritura não constituía para ele um livro qualquer, sem relevância, muito menos estava no mesmo nível de outras obras que ele mesmo apreciava. Não. A Escritura é um livro único e singular. Tem-se ali a Palavra de Deus para o homem em todas as épocas e para todas as suas necessidades.

Esta série Clássicos da Reforma, publicado pela Edições Vida Nova reúne em cada volume escritos significativos de cada um dos principais reformadores. A série vem disponibilizar aos interessados na teologia protestante uma seleção representativa de textos dos principais expoentes da Reforma do século 16. Lutero, Melâncton, Calvino e Zuínglio são apenas alguns dos pensadores cujos escritos, na maioria inéditos em português, são contemplados.

Neste volume, foram traduzidos diretamente dos originais franceses, seis obras importantíssimas não apenas na Reforma protestante do século 16, mas na história do pensamento cristão. São elas: (1) Epístola ao cristianíssimo Francisco, primeiro desse nome, rei de França: na qual se demonstram as causas dos problemas que ocorrem hoje na igreja (1535). (2) João Calvino ao Cardeal Jacó Sadoleto: resposta à Epístola do cardeal Jacó Sadoleto enviada ao Senado e ao povo de Genebra: pela qual ele trata de sujeitá-los ao poder do bispo de Roma (1539). (3) Pequeno tratado da santa ceia de nosso Senhor Jesus Cristo: no qual se demonstram sua verdadeira instituição, seu proveito e sua utilidade, com a razão por que vários autores modernos parecem ter escrito diferentemente (1540). (4) Tratado das relíquias (1543). (5) Desculpas de João Calvino aos senhores nicodemitas, que se queixam de seu excessivo rigor (1544). (6) Sobre os escândalos que hoje impedem muitos de alcançar a pura doutrina do evangelho e desviam outros (1550).


Livro disponível na Editora Edições Vida Nova. Para adquirir clica na imagem.
_________
CALVINO, João. Uma coletânea de escritos (Clássicos da Reforma). São Paulo, SP: Edições Vida Nova, 2017. 320p.

Nenhum comentário: