sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CONVERSAS À MESA [Resenha]


“A Bíblia é viva”, declarou Martinho Lutero, “ela fala comigo; tem pés, corre atrás de mim; tem mãos, me sustenta”. O líder mais proeminente da Reforma protestante possuía um dom para o discurso evocador, e era tão articulado e franco em particular como em público. Felizmente para a posteridade, alguns dos seguidores leais de Lutero tomaram nota de seus discursos informais.

Conversas à mesa de Lutero consiste em excertos das conversas do grande reformador com seus alunos e colegas. Os tópicos são abrangentes: Lutero comenta sobre sua vida pessoal e familiar, Suas perspectivas sobre a teologia, a Escritura e a vida na fé; Faz comentários sobre assuntos políticos e sociais, e muito mais. Quase nenhuma questão atual ficava “fora da mesa” Esta edição baseia-se na aclamada tradução inglesa do crítico literário e ensaísta William Hazlitt.

Portanto, é uma coleção de pensamentos de Martinho Lutero, coletados por seus amigos, tais como Veit Dietrich, Johannes Mathesius, Anton Lauterbach e Joannes Aurifaber, onde somos apresentados a um reformador contundente, inflexível e corajoso — justamente o que se pode esperar de um homem que lutou praticamente sozinho contra a Igreja Católica no auge de seu poder! E esta não é uma obra para fracos — há comentários irreverentes, fortes e controversos. Mas este livro intensamente pessoal nos proporciona o privilégio ímpar de entrar na residência de um dos principais personagens da Reforma Protestante, auxiliando-nos a compreender melhor sua teologia e o legado deixado para nós. Portanto, leia-a como quem se assenta à mesa para ouvir um amigo muito especial.

Publicadas entre 1912 e 1921, a obra “definitiva” em alemão das Conversas à mesa contém 6 volumes, 5 sendo um modelo de reconstrução literária e histórica, pois demonstra de maneira singular os equívocos de muitas versões das Tischreden. Dessa forma, houve uma seleção baseada em séria pesquisa literária e histórica. Assim, este livro possui 57 textos sobre os mais diversos assuntos.

Livro disponível na Editora Monergismo. Adquira clicando na imagem.
_________________
LUTERO, Martinho. Conversas à Mesa. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2017. 480p.


Nenhum comentário: