sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O CRISTÃO REFORMADO [Resenha]


Este livro aborda os temas dos cinco solas e dos cinco pontos com uma metodologia simples: buscar na Bíblia todos os fundamentos para cada ponto, abordando, sempre que possível, interpretações contrárias. A forma como o autor faz isso é extremamente didática e profunda. Ele não se furta de abordar os temas sensíveis (como expiação limitada) e não deixa de ir fundo nas origens das principais compreensões da fé reformada (como o Sola Scriptura).

O autor do livro espera que este livro sirva às igrejas com um recurso que procura focar no texto bíblico, apresentá-lo com pequenas exposições de cada passagem, provando cada ponto tratado. Escreve ainda: “O objetivo é que seja um material introdutório para cristãos comuns sem preparo teológico formal, que talvez tenham seu primeiro contato com a Reforma protestante. Para estudiosos e pessoas que já tenham contato com os temas aqui abordados, esse material é útil para sistematizar uma série de textos bíblicos e série de explicações. Mas, principalmente, o objetivo deste trabalho é ser uma introdução à mensagem da Reforma".

O livro contém, além da apresentação, prefácio e introdução, 10 capítulos, pois aborda os Cinco Solas e os Cincos Pontos do calvinismo. Este diferencial, faz com que seja o único escrito em língua portuguesa. No final de cada capítulo há perguntas para direcionar os estudos e indicações de livros que irão enriquecer o seu conhecimento. Yago Martins é autor ainda de "Você Não Precisa de um Chamado Missionário" (editora Concílio) e outras obras, além de pastor na Igreja Batista Maanaim, em Fortaleza/CE.

________________
MARTINS, Yago. O cristão reformado: uma introdução bíblica aos pilares do protestantismo. Brasília, DF: Editora 371, 2018. 328p.

Nenhum comentário: