segunda-feira, 21 de outubro de 2019

DANIEL E APOCALIPSE [Resenha]


DANIEL foi um homem que esteve nos meios políticos mais influentes do seu tempo. Como administrador, foi um exemplo para os seus pares e, como profeta, registrou sua profecia mostrando o que haveria de ocorrer no futuro. Este livro ocupa-se principalmente dos “tempos dos gentios”: “Cairão ao fio da espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles” (Lc 21.24).

Séculos depois, JOÃO, discípulo de Jesus, teve a revelação dos últimos acontecimentos na Ilha de Patmos, onde contemplou a vitória final do Cordeiro de Deus. Esse livro salienta a “plenitude dos gentios”: “Porque não quero irmãos que ignores este mistério, para que não sejais presumidos em vós mesmos, que veio o endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios” (Rm 11.25).

Portanto, DANIEL e APOCALIPSE possuem uma conexão profunda, tendo em vista tratarem de impérios mundiais, o tempo dos gentios, a vinda do Messias, a derrota do mal e o triunfo da vontade de Deus.

Em linguagem simples e compreensível, o autor tece um excelente comentário dos livros escatológicos das Escrituras com bastante propriedade. O livro está dividido em duas partes: Daniel com 12 capítulos divididos em 4 seções. Apocalipse: com 22 capítulos dividido em 9 seções. Daniel e Apocalipse, pela sua clareza na explanação, é uma obra indispensável aos que se interessam pela escatologia bíblica.
_______________
GILBERTO, Antonio. Daniel e Apocalipse: como entender o plano de Deus para os últimos dias. Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2019.

Nenhum comentário: