segunda-feira, 28 de outubro de 2019

A HEROICA OUSADIA DE MARTINHO LUTERO [Resenha]


A série “Um Perfil de Homens Piedosos” procura ressaltar figuras-chaves de uma sucessão de homens que creem na graça soberana de Deus. O propósito da série é examinar como tais homens usaram seus dons e suas habilidades, dados por Deus, para expandir o reino do céu. Porque eram firmes seguidores de Cristo, os seus exemplos são dignos de serem imitados hoje.

O famoso reformador alemão Martinho Lutero é o foco deste volume. Numa época em que a igreja precisava com urgência ouvir a verdade, a voz de Lutero trovejava com santa ousadia por toda a Europa. Em meio ao declínio doutrinário daquele tempo, Lutero falou com coragem, afirmando um resoluto compromisso com a Escritura. O reformador estava cheio de coragem audaz quando confrontou a igreja de Roma, por ela ter se desviado do verdadeiro evangelho da salvação. Seu compromisso singular com a verdade da Bíblia se tornou a força motriz por trás da Reforma. À medida que o Senhor fortalecia Lutero, o seu púlpito tornou-se um dos clarins mais nítidos da Palavra de Deus que este mundo testemunhou. Por estas razões, o perfil de Lutero permanece eminentemente digno de ser traçado.

O desejo do autor é que o Senhor use este livro para torná-lo mais corajoso para que, como Lutero, e para a glória de Deus, você deixe sua marca indelével sobre este mundo. Que por meio deste perfil você seja fortalecido ao andar de modo digno de sua vocação. Que esteja pleno da Escritura, e assim, seja ousado em seu ministério para Cristo.

O livro contém, além do prefácio, apresentação, conclusão e notas, seis capítulos onde encontramos em cada uma um aspecto importante da vida de Martinho Lutero: O legado, uma profunda convicção quanto a Palavra de Deus, um estudante implacável, compromisso com o texto sagrado, apaixonado pelo púlpito e um defensor da verdade revelada. A conclusão do livro tem um tema vibrante: “Precisamos de pessoas como Lutero novamente. Como todas as nossas resenhas, iremos trabalhar de conformidade a estrutura do livro, capítulo à capítulo, extraindo pequenos parágrafos e fazendo resumos.
____________________

LAWSON, Steven. A heroica ousadia de Martinho Lutero. São José dos Campos, SP: Fiel, 2013. 144p (Um perfil de homens piedosos).

Nenhum comentário: