sábado, 19 de outubro de 2019

O MONGE E O EXECUTIVO [Resenha]


O livro é um excelente romance que trata sobre a essência da liderança, que segundo o autor consiste em servir. A trama envolve a história de John Daily, um líder que estava tendo dificuldades em liderar seus subordinados na empresa, num time que treinava e sua própria família. Após ouvir sua esposa, resolve participar de um retiro sobre liderança em um mosteiro. Lá, ele sabia que se encontraria com Len Hoffman, um ícone da administração que havia largado tudo e se dedicado à vida monástica, cujos ideais incluíam oração, trabalho e silêncio.

Em uma semana de aulas com o irmão Simeão, o nome recebido por Hoffman no convento, John, cuja liderança estava em xeque, passa a entender o cerne da verdadeira liderança. John, o executivo, juntamente com cinco outros líderes, durante uma semana de estudos, aprendem princípios espetaculares de liderança com o monge.

O romance visa quebrar velhos paradigmas de liderança e para isto se utiliza da figura de um militar, pastor, profissionais da educação, psicologia, área da saúde e um executivo. E de maneira interessante, o grande professor deles, é um “monge” beneditino. Os principais ensinamentos que o livro passa são traduzidos em uma palavra: serviço.

A partir do modelo administrativo de Jesus, o autor passa a mostrar que o líder deve agir pelo amor, tendo como base o comportamento e não os sentimentos. É interessante notar que o modelo de amor não é um mero comportamento, mas é movido por vontade para que se chegue ao padrão de liderança. A base bíblica para tal asserção encontra-se em 1 Coríntios 13.
_____________
Hunter, James C. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2009.

Nenhum comentário: