sexta-feira, 10 de abril de 2020

VENCENDO O MUNDO [Resenha 051/20]


O mundanismo está destruindo a igreja de Jesus Cristo. Os crentes e as igrejas que caem no mundanismo perdem sua salinidade. O tempo é oportuno para desmascararmos e condenarmos biblicamente o mundanismo, bem como para promovermos a alternativa de santidade e verdadeira piedade.

Este livro aborda esta necessidade, servindo-se de uma perspectiva prática. Seus capítulos desenvolvem quatro mensagens apresentadas na Escola de Teologia do Tabernáculo Metropolitano, em Londres, nos dias 2 a 4 de julho de 2002. 

A primeira mensagem (Capítulos 1 a 3), um sermão com base em 1 João 5.4-5, mostra como o mundanismo pode ser vencido somente por meio da fé salvadora em Jesus Cristo.

A segunda mensagem mostra como o ponto de vista de João Calvino sobre a piedade constitui uma resposta abrangente e positiva ao problema do mundanismo — uma resposta que inclui os aspectos teológico, eclesiástico e pessoal (Capítulos 4 a 7). 

A terceira mensagem nos chama ao cultivo da santidade como um antídoto para o mundanismo (Capítulos 8 a 12). 

A última mensagem, fundamentada em Atos 20.28, examina como os pastores e outros que servem ao Senhor podem vencer o mundo (Capítulos 13 a 22).

 A segunda e a terceira mensagem são revisões de materiais impressos nas seguintes obras: The Cambridge Companion to John Calvin (Cambridge: University Press, 2004, p. 125-152), editado por Donald McKim; “Cultivating Holliness”, Reformation & Revival (Primavera de 1995), p. 81-112; e Holiness: God’s Call to Santification (Edinburgh: Banner of Truth Trust, 1994).

JOEL BEEKE nos ajuda a entender os perigos do mundanismo - definindo-o e chamando a atenção para seus ardis e sutilezas – e demonstra como a piedade e santidade são o antidoto para esse mal letal.

Quem deseja vencer o mundo compreende que tem algo a vencer. Percebe que tem seguido a mentalidade do mundo — pensando como este mundo pensa, falando como o mundo fala, gastando seu dinheiro e energias na busca de coisas mundanas. Compreende que seus pensamentos, palavras e ações têm sido mundanos — que não tem feito nada para a glória de Deus ou motivado por verdadeira confiança na obediência ao espírito da Lei de Deus. “Tenho desperdiçado minha vida”, ele lamenta. “Em vez de vencer este mundo, tenho sido vencido por ele. Seu egoísmo, orgulho e materialismo têm me dominado.” 

Alguém que vence o mundo rompe claramente com amigos, atividades e hábitos mundanos. Ele decide, à semelhança de Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Ele resolve aceitar a potencial rejeição do mundo, por colocar o temor do Senhor acima do temor aos homens e estimar os desejos de Deus como mais valiosos do que os desejos dos homens.

Este é um livro necessário, cuja mensagem deve ser conhecida e entendida por todos os cristãos — principalmente aqueles que estão em posição de liderança frente à igreja.
________________
BEEKE, Joel. Vencendo o mundo: Graça para vencer a batalha diária. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2018.

Nenhum comentário: