Este livro pretende ainda demonstrar e reforçar o método cristocêntrico histórico-redentor. Conquanto a pregação cristocêntrica seja sempre teocêntrica, ela transcende do enfoque teocêntrico para a plenitude da auto revelação de Deus em Jesus Cristo. Como explica o apóstolo João: “Ninguém jamais viu a Deus; o unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (Jo 1.18).
O livro possui 24 capítulos. Sendo que o primeiro, intitulado – “Questões sobre pregar Cristo a partir de Gênesis, é muito importante para se entender o motivo deste livro. Os demais capítulos são selecionados narrativas do livro de Gênesis. Em cada um deles há: são selecionadas uma unidade textual e analisada o seu contexto; são observadas as características literárias; interpretação teocêntrica; observada a mensagem no Antigo Testamento no contexto do Novo Testamento; em seguida em expandido o objetivo do texto para o tema e objetivo do sermão. Em cada capítulo, o autor encerra como uma seção sobre a “exposição do sermão”, que pode ser usada não apenas para se entender melhor a narrativa, mas também para coletar e introduzir o sermão as percepções da natureza íntima da narrativa. No final do livro há cinco apêndices, ou seja, cinco sermões.
O autor afirma que envia este livro ao mundo com a esperança e a oração de que venha a estimular muitos pregadores a anunciarem as narrativas de Gênesis na medida em que ele, no texto e nas notas de rodapé, propaga ideias para a elaboração de sermões que fortaleçam cada vez mais o povo de Deus com a visão bíblica do paraíso recuperado, o vindouro rei no de Deus.
_______________
GREIDANUS, Sidney. Pregando Cristo a partir de Gênesis. São Pulo, SP: Cultura Cristã, 2009. 576p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário