terça-feira, 21 de abril de 2020

UMA INTRODUÇÃO A FILOSOFIA CRISTÃ [Resenha 062/20]


As três palestras neste livro foram originalmente proferidas de forma muito breve no Wheaton College, em 1966. Elas resumem a mais consistente filosofa cristã já publicada. Gordon Clark escreveu mais de 40 livros ao longo de sua vida, e cada um deles é um desenvolvimento de alguma das ideias apresentadas nessas palestras. Este livro é um convite para estudar filosofa — filosofa cristã — com alguém que era tanto um filósofo treinado como cristão devoto.

Um resumo da filosofa de Clark, o que é chamada de escrituralíssimo, seria apresentada mais ou menos assim: 1. Epistemologia: revelação proposicional (Assim me diz a Bíblia). 2. Soteriologia: somente a fé. (Creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo). 3. Metafísica: teísmo (Nele vivemos, e nos movemos, e existimos). 4. Ética: lei divina (Devemos obedecer antes a Deus que aos homens). 5. Política: Proclame a liberdade pelo mundo (república constitucional).

Uma Introdução à Filosofa Cristã é leitura obrigatória a todos os leigos, estudantes e ministros religiosos. Neste livro o Dr. Gordon Clark, filósofo cristão de renome internacional, explica a questão essencial da Filosofa: “Como você sabe?”. A primeira questão com que lidamos é epistemológica. Como sabemos alguma coisa? Qual a natureza desse conhecimento? E qual a fonte desse conhecimento que se pode demonstrar? Dr. Clark diz que sua fonte é a mesma de nossa teologia. É a Bíblia. A Bíblia nos ensina como podemos saber, bem como a natureza desse conhecimento, e que ela é a única verdade que pode suportar as críticas. A Bíblia é a Palavra de Deus escrita em proposições que o homem pode compreender. Ela é a fonte de toda verdade teológica e filosófica. Não há nenhuma outra verdade exceto aquela que Deus somente diz ser verdade. Portanto, declaramos que a Bíblia é o axioma do cristianismo. Ela é a autoridade final em todas as questões da fé, da vida e da prática.

Como foi escrito no início, esse livro é constituído de três palestras proferidas no Wheaton College, em 1966. Primeira Palestra: Filosofia Secular. Segunda Palestra: O Axioma da Revelação e a Terceira palestra: Diversas Implicações (História, Politica, Ética e Religião). No final do livro tem uma lista completa de todas as obras escritas pelo Dr. Gordon H. Clarck. Com esta obra, podemos observar que o Dr. Clark era um defensor destemido da revelação bíblica, e sua avaliação da filosofa à luz dela ainda beneficia os leitores de hoje.
____________
CLARK, Gordon Haddon. Uma Introdução à Filosofa Cristã. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2013. 162p.

Nenhum comentário: