sexta-feira, 10 de abril de 2020

MARLEY & EU [Resenha 052/20]


O jornalista americano John Grogan conseguiu o sonho de muito colunista de jornal: achar um assunto capaz de se transformar em um best-seller. Não apenas isso: um assunto sobre o qual ele é uma de duas únicas pessoas no mundo capaz de discorrer a respeito. A outra pessoa é sua mulher Jenny. Grogan trabalhou na Flórida, sul dos EUA, e hoje está no "Philadelphia Inquirer", na Pensilvânia. Ele costumava receber cerca de 20 mensagens de leitores por conta de sua coluna. Mas quando escreveu sobre seu cachorro Marley, passou a receber em torno de 800. O caminho estava aberto para um livro. E por que não um belo filme sobre esse labrador de mais de 40 quilos que os próprios donos chamam de "o pior cão do mundo”.

O livro é uma grande coluna de jornal ampliada. Fácil de ler, com linguagem coloquial, com implacável número de metáforas e comparações exageradas. Chega perto do sentimentalismo, mas não fica piegas. O autor é um jornalista competente.

Marley, o cão cujo nome homenageia o finado cantor de reggae Bob Marley, é superlativo em tudo. "Senhor terremoto" é o título de um capítulo. Anda pela casa derrubando objetos variados com seu rabo que não para de sacudir. Destrói colchões, sofás, vasilhas d'água. Come flores, arranca arbustos do jardim, que se transforma em um campo minado de fezes. Acima de tudo, bebe colossais quantidades de água para poder babar o tempo todo, de preferência em cima das pessoas. As situações descritas já foram vividas por qualquer um que já teve um animal doméstico. Cachorros grandalhões, mas bobões e de boa índole, assustam só pelo tamanho.

O livro também é um resumo da vida recente de Grogan e sua mulher. Os dois, jornalistas, se casaram e planejaram ter filhos. Jenny estava preocupada em saber se seria uma boa mãe -pois tinha conseguido matar uma planta de tanta água que dava para ela. Cuidar de um labrador seria uma espécie de "teste de maternidade/paternidade". Grogan narra o drama de uma gravidez interrompida e a alegria da chegada dos filhos e o papel de Marley na família ampliada.

A tradução tem alguns deslizes engraçados, como verter a abreviatura "lab" por "laboratório" em vez do óbvio "labrador". E o capítulo oito é um misterioso "Uma Batalha de Wills" - faltou traduzir a última palavra por "vontades".

O livro virou filme. Foi elaborado um roteiro que se transformou em duas horas de projeção. Não há recorte possível - e interessante - na história linear de um casal que quer simplesmente progredir na vida, a não ser que algo mais emocionante ou dramático que um cachorro alegre, divertido e brincalhão aconteça em suas vidas.
__________________
GROGAN, John. Marley & Eu: a vida e o amor ao lado do pior cão do mundo. Rio de Janeiro, RJ: Ediouro, 2006.

Nenhum comentário: