domingo, 12 de abril de 2020

O MENINO DO VAGÃO [Resenha 054/20]


O LIVRO - Uma fantástica história de amizade nascida através do sacrifício e da necessidade de sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial. Em O Menino do Vagão, Pam Jenoff constrói personagens inesquecíveis e emocionantes para nos oferecer o poder que só uma ficção poderosa consegue criar: o olhar do passado para refletirmos o futuro e o que significa, verdadeiramente, sermos humanos.

O CENÁRIO - Pam Jennof conta uma história incrível nos apresentando o mundo do circo e suas dificuldades durante a Segunda Guerra Mundial. O preconceito era grande as pessoas queriam frequentar o circo, mas fora dali não queriam contato com “aquele povo” principalmente as mulheres que não eram bem vistas nas cidades que passavam. E mesmo sendo julgados pela sociedade da época, o circo ajudava muitos judeus que tentavam se esconder.

OS PERSONAGENS - A história alterna a visão entre suas duas principais personagens: (1) Noa, uma jovem holandesa de 16 anos, que engravida de um soldado alemão e é expulsa de casa pelos pais. Como não tem como sustentar o bebe é aconselhada a doar para uma instituição. Porém a instituição é na Alemanha, chegando lá ela dá à luz a seu filho, mas de repente o instinto materno surge e ela não quer mais entregar o bebê, porém já é tarde demais e seu bebê é arrancando dela. Saindo daquela instituição passa a trabalhar como faxineira em uma estação de trem. Porém, em determinado dia ela encontra um vagão cheio de bebês a maioria mortos pela fome e frio, porém um dos bebes ainda vive e num instinto ainda maternal pelo filho que teve e perdeu, ela pega o bebê, porém percebe que o bebê é judeu sem opção Noa foge com ele. (2) Astrid, trapezista que larga o mundo do circo para se casar com um soldado alemão. Contudo, em plena 2ª guerra mundial, Erich como soldado de Hitler tem que se divorciar dela por sua origem judaica. Sozinha e sem amparo Astrid volta para a casa dos pais que infelizmente já não se encontram mais lá. E em busca do paradeiro deles ela bate na porta de um antigo rival de seu pai também dono de um circo e para sua surpresa ele que lhe oferece ajuda a empregando de trapezista no seu circo.

O título O Menino do Vagão vende a história que o foco seria na criança, mas não, o foco está nas duas mulheres. Seus medos, receios, vontade de viver e de como a guerra afetou o rumo da vida delas e as fez se encontrarem. O autor nos entrega personagens profundamente marcantes, que são fundamentais para que a história se desenvolva, indo muito além do já dramático caso da jovem expulsa de casa, brindando o leitor com uma história emocionante.
__________________
JENNOF, Pam O menino do vagão. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.

Nenhum comentário: