segunda-feira, 13 de abril de 2020

O APOCALIPSE PARA LEIGOS [Resenha 055/20]


Ambrose Bierce definiu o vocábulo “apocalipse” em Te Devil’s Dictionary [Dicionário do diabo] como um “livro famoso em que João ocultou todo o seu conhecimento. A revelação é feita pelos comentaristas que nada sabem”. O Apocalipse é tão difícil e requer tanto conhecimento técnico que um teólogo já reclamou que os comentários do Apocalipse muitas vezes são como um buraco negro, tão densos que nenhuma luz lhes pode escapar.

Uma das grandes ironias da Escritura é que seu livro mais difícil se chama “Apocalipse” [”revelação”, em grego]. “Revelar” significa “descobrir, abrir” — com vistas à compreensão. Como pode um livro tão intrincado como esse ser chamado “revelação”? Se déssemos nome ao livro, em vez de chamá-lo “Revelação de Jesus Cristo”, poderíamos ser tentados a intitulá-lo “Mistério do apóstolo João”. Na verdade, de tempos em tempos, o próprio João fica perplexo e confuso (Ap 7.13,14; 17.6,7; 19.10; 22.8,9).

Diante do livro de Apocalipse, nos deparamos com situações interessante: (1) o profundo interesse do novo convertido em estudar o Apocalipse. (2) a grande decepção do exegeta cristão sério consiste na proliferação de literatura sobre o Apocalipse. Quando combinamos a natureza misteriosa do Apocalipse com a fascinação contínua por ele, o mercado está pronto para gerar todo tipo de supostos “especialistas em profecias” para atender à demanda. Em vez de nutrir-se com o puro leite da Palavra, não raro o novo cristão é alimentado com interpretações confusas sobre o Apocalipse.

Portanto, neste livro, você descobrirá as chaves absolutamente essenciais para destravar a mensagem de João, os marcos necessários para seguir seu sinuoso caminho, e as identificações requeridas para discernir suas figuras principais e seus papéis. Nos sete capítulos deste livro, o autor tenta arrancar a narrativa de João sobre a vitória da noiva de Cristo das garras dos futuristas especulativas, e coloca-la de novo nas mãos dos cristãos comuns.

O autor diz: “Espero que este texto introdutório ajude-o a entender o significado fundamental e a força propulsora geral do Apocalipse, pois só assim você estará preparado para se engajar na exposição detalhada do texto”.
__________________
GENTRY Jr., Kenneth L. O Apocalipse para leigos. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2016. 182p.

Nenhum comentário: