domingo, 5 de abril de 2020

CALVINISMO [Resenha 046/20]


Dr. Abraham Kuyper (1837-1920) foi um teólogo e filósofo calvinista holandês que se envolveu intensamente nas áreas acadêmicas e políticas do seu país. Líder de um dos principais partidos e membro do parlamento por mais de trinta anos, serviu também como Primeiro Ministro da Holanda de 1901 a 1905. Homem de imensos talentos e de energia infatigável, entregou-se à reconstrução das estruturas sociais de sua terra e baseou praticamente todas as áreas de sua vida em sua herança calvinista. Durante mais de quarenta e cinco anos atuou como editor de dois jornais cristãos.

Este livro traz o conteúdo completo das palestras proferidas na Universidade e Seminário de Princeton, em 1898, a convite da fundação L. P. Stone. Esse importante evento anual da cena acadêmica norte-americana era conhecido como as Palestras Stone (Stone Lectures).

A expressão Calvinismo é usada pelo autor em seu significado mais amplo, referindo-se a um sistema que alcança todos os aspectos da vida humana. Trabalha-se o Calvinismo não em seu sentido histórico, filosófico ou político, mas sim, científico. Nesta obra, o Calvinismo consiste num sistema lógico de teologia, em uma ordem eclesiástica democrática própria, impelida por um sentido rigorosamente moral. Daí, o livro ser composto de seis temas que vai desde o Calvinismo como um sistema de vida até o seu relacionamento com religião, política, ciência e arte.

Mesmo desenvolvendo o seu pensamento dentro do contexto histórico em que vivia, Kuyper traz uma mensagem extremamente relevante aos nossos dias. Essas palestras impressionam não apenas pela riqueza e profundidade de linguagem, mas pelo seu conteúdo pertinente. Elas se destinam a todos aqueles que se preocupam com a solidez e o bem-estar da igreja e com a integridade intelectual e filosófica dos que são chamados a se posicionar na frente de batalha, contra as filosofias e sistemas humanistas arquitetados por Satanás, e que sorrateiramente persistem em se infiltrar no pensamento evangélico contemporâneo.
__________________
KUYPER, Abraham. Calvinismo. São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2014. 208p

Nenhum comentário: