quinta-feira, 9 de abril de 2020

AS AVENTURAS DO BODÃO [Resenha 048/20]


Recebi o livro de Adhemyr Fortunatto (autografado) o livro “As aventuras do Bodão”. De antemão afirmo que o livro é sobre um sujeito surreal, que nos faz rir com suas “bodices”. Aqui tem de tudo um pouco. Tem piadas e poesias e os trechos engraçados são colocados de forma bem dosada pelo autor. Tem trechos bem picantes também, porém alguns com pitadas generosas de humor. O livro é sobre a vida do Bodão, um sujeito sem noção que desde menino se mete em muita confusão.

Na seção inicial, temos “Notas do Autor” onde ele nos explica um pouco sobre o livro: “A transformação das estórias do Bodão em livro foi precedida de bastante observação da reação de leitores, nas ruas, nos bares, no comércio; do povo enfim, que quando recebia o jornal, comentava. Cada dia um comentário favorável diferente; sentíamos que as pessoas estavam ávidas por novas aventuras do Bodão. E começou, assim, a vir sugestões dos próprios leitores do JR Notícias, onde, há alguns anos, temos publicado as aventuras do Bodão, no formato de crônicas, geralmente bem-humoradas”.

Mais afinal quem Bodão? O Bodão é sujeito engraçado, porco, mulherengo e desorganizado, mas pasmem os leitores, ele é casado. No livro, sua esposa Ritinha é narrada como sendo muito bonita e cheia de encantos, porém carente. Apesar dos seus deslizes, digamos assim, senti pena dela por ter se casado com um sujeito que não era bem como ela pensava, mas que por ter lá seus encantos acabava aceitando certas coisas.

Veja como o autor descreve nosso amigo Bodão: “O Bodão não é um galã, mas também não é um vilão. É um sujeito do povão, como as pessoas comuns, que veem tudo dando certo, mas só no mundo ficcional, ou seja, nos livros, nos filmes, nas novelas, onde sempre tem aquele que se dá bem o tempo todo. Não, o Bodão não se dá bem o tempo todo. (Risos). Se assim fosse, não haveria risos. Também não se dá mal por todo o tempo. Ele tenta acertar, pelo menos ele tenta. Em alguns aspectos, o Bodão é um autêntico brasileiro, que muitas vezes busca nas desventuras e aventuras do dia a dia uma válvula de escape para fazer humor, tomar ‘umas’, ser desbocado, desorganizado, atrasado nos compromissos, ou nem chegar, não dizer a idade, não ser servo de relógios nem seguir agendas, se deixar levar pela preguiça, chutar o pau da barraca, não venerar a fama, fazer um churrasco, rir, e, muitas vezes, de si mesmo”.

O livro está dividido em seis partes e são compostas de fragmentos que faz com que tenhamos uma leitura agradável. O livro entra para a galeria em nosso blog e estará entre as nossas resenhas.
________________
FORTUNATTO, Adhemyr. As aventuras do Bodão. Rio de Janeiro, RJ: Vermelho Marinho, 2016.

Adquira o seu entrando em contato com o autor
@adhemyrfortunatto

Nenhum comentário: