domingo, 26 de abril de 2020

QUANDO A ESCURIDÃO NÃO PASSA [Resenha 066/20]


Até mesmo o cristão mais fiel e dedicado pode passar por períodos de depressão e escuridão espiritual, momentos em que a alegria parece inalcançável. Isso pode acontecer por diversas razões: pecado, ataque satânico, circunstâncias estressantes, doenças ou outras causas físicas. Em Quando a escuridão não passa, o objetivo de John Piper é trazer consolo e orientação para aqueles que estão enfrentando escuridão espiritual.

O autor escreve: “Meu objetivo é oferecer um pouco de orientação e de esperança àqueles para quem a alegria parece fora do alcance. Quase todos os médicos da alma encharcados de Bíblia falaram a respeito de prolongados períodos de escuridão e aflição. Na antiguidade eles se referiam a isso como melancolia. Richard Baxter, por exemplo, falecido em 1691, escreveu com surpreendente pertinência acerca da complexidade de lidar com cristãos que parecem incapazes de se alegrar em Deus”.

Este livro começou como o capítulo final de um livro maior intitulado “Quando eu não desejo Deus: o que fazer quando são nos alegramos nele” publicado pela Editora Cultura Cristã em 2018. Neste livro traz fundamentos essenciais não incluídos aqui. Contudo, um dos mais importantes é aprender a lutar pela alegria como um pecador justificado. O autor chama isso de “culpa corajosa”. Diante da depressão ou melancolia, todos os santos em dificuldades aprenderam esse segredo, mesmo que jamais o tenham mencionado por esse nome.

O livro possui além da introdução, seis capítulos e ao longo destas páginas, o leitor compreenderá o aspecto físico da depressão, o significado de “esperar no Senhor” em períodos de trevas, como os pecados não confessados podem obstruir nossa alegria e como ajudar aqueles dos quais a alegria parece distante. Com uma sensibilidade ímpar, Piper utiliza exemplos da vida real e constrói uma narrativa inteligente para mostrar por que temos muitas razões para ter esperança de que Deus nos tirará do poço do desespero e nos trará mais uma vez para sua luz.
________________
PIPER, John. Quando a escuridão não passa: vivendo com esperança em Deus em meio à depressão. São Paulo, SP: Vida Nova, 2019. 80p.

Nenhum comentário: