sábado, 18 de abril de 2020

A CEIA DO SENHOR [Resenha 059/20]


Esta rara obra foi originalmente publicada em 1665 com o título The Holy Eucharist, ou The Mystery of the Lord’s Supper Briefly Explained. Para Thomas Watson, a Ceia do Senhor era um espelho no qual contemplamos os sofrimentos e morte de Cristo, e era, em certos aspectos, um meio de graça mais excelente do que a pregação da Palavra: “Um sacramento é um sermão visível. E nisto o sacramento sobressai à Palavra pregada. A Palavra é uma trombeta que proclama Cristo; o sacramento é um espelho que o representa... Deus, para ajudar nossa fé, não só nos dá a Palavra audível, mas também um sinal visível”.

Ele cria que o sacramento era uma inestimável dádiva do Salvador à igreja, em cujo correto uso a fé do povo de Deus é confirmada e fortalecida e suas almas recebem grande benefício. Ele cria que se devem evitar dois extremos. Um deles é a doutrina da transubstanciação, a qual vai de encontro tanto à Escritura quanto à razão e profana a instituição da Ceia feita por Cristo. O outro é o erro dos que consideravam a Ceia apenas como uma sombra vazia sem nenhuma eficácia intrínseca para os crentes: “Por que a Ceia do Senhor é chamada ‘a comunhão do corpo de Cristo’ (I Co 10.16), senão porque na celebração correta dela temos doce comunhão com Cristo? (...) Fazer do sacramento apenas uma representação de Cristo é apequenar o sacramento, o que redunda em pouco conforto”. Esse ponto de vista se fundamenta no ensino de Calvino que considerava o sacramento um meio de graça pelo qual, através da fé, Cristo opera eficazmente no crente.

Alguns protestantes podem estar dispostos a dissentir desta posição, mas ninguém que ama a nosso Senhor Jesus Cristo deixará de ser tocado e abençoado pelo ardor e devoção ao Salvador que se encontram na exposição de Watson.

O livro possui onze capítulos, onde o autor, depois de explicar por que devemos ter em alta estima o que Cristo fez por nós em sua morte, nos ensina ainda como nos preparar para participar da Ceia, como para desfrutar deste momento em que recebemos e como obter um crescente e duradouro benefício e encorajamento da Ceia.
_______________
WATSON, Thomas. A Ceia do Senhor. Recife, PE: Editora Os Puritanos, 2015.

Nenhum comentário: