sexta-feira, 10 de abril de 2020

HISTÓRIA DAS DOUTRINAS CRISTÃS [Resenha 053/20]


O volume originalmente intitulado Dogmática Reformada agora aparece com novo título, “A História das Doutrinas Cristãs. Obras sobre o desenvolvimento gradual da verdade teológica na igreja de Jesus Cristo geralmente surgem ao lado das que tratam de teologia sistemática, assim se destacando como obras distintas. Julgou-se melhor seguir essa prática, pois frisa a verdade que, afinal de contas, a história do desenvolvimento do pensamento cristão na Igreja é um estudo distinto.

Apesar de ser um estudo distinto, porém, não é um que os estudantes de teologia possam se dar ao luxo de negligenciar. O estudo da verdade doutrinária, à parte de seu fundo histórico, leva a uma teologia truncada. Já houve muito disso no passado, e mesmo no presente se vê muito disso. O resultado foi uma compreensão errônea e uma avaliação incorreta da verdade. Não houve apreciação do fato que o Espírito Santo guiou a Igreja na interpretação e no desenvolvimento da verdade como ela é revelada na Palavra de Deus. As análises e os marcos do passado não foram levados em consideração, e antigas heresias, há muito tempo condenadas pela Igreja, são constantemente repetidas e apresentadas como novos descobrimentos. As lições do passado são bastante negligenciadas, e muitas pessoas parecem sentir que devem seguir o seu próprio rumo, como se quase nada tivesse sido feito no passado. Sem dúvida, um teólogo deve levar em conta a situação atual do mundo religioso, sempre estudando e verdade de nova maneira, mas não pode negligenciar impunemente as lições do passado. Enfim, que este breve estuda da história das doutrinas sirva para criar maior interesse em tal estudo histórico, conduzindo a uma melhor compreensão da verdade.

O livro possui 33 capítulos e foi escrito como um manual e vinculada a cada capítulo está uma lista de perguntas para ajudar em estudo posterior. Também está relacionada uma lista de livros sobre cada assunto.
______________
BERKHOF, Louis. História das doutrinas cristãs. São Paulo, SP: PES – Publicações Evangélicas Selecionadas, 2015. 264p.

Nenhum comentário: