domingo, 26 de abril de 2020

O GRANDE MENTECAPTO [Resenha 067/20]


Claramente inspirado em Dom Quixote, O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino, conta a história de Geraldo Viramundo e suas peripécias "por todo Brasil dentro de Minas Gerais", tentando resolver os problemas do mundo, tal qual Dom Quixote.

O livro conta a história de Geraldo Boaventura, que ganha o apelido de Viramundo graças as suas andanças por toda Minas Gerais, desde Rio Acima, sua cidade natal. Na infância, foi como todo menino arteiro do interior, e as passagens da sua infância rendem as melhores e mais divertidas histórias do livro.

Porém, após uma confusão ainda menino, Viramundo decide ir para o seminário, de onde acaba expulso e começa sua vida de andanças e nômade. O livro é uma crítica a sociedade e aos clichês, e a exploração do tema sobre o que seria considerado loucura em uma sociedade em que o limiar entre a sanidade e a loucura é muito tênue.

O personagem Viramundo é um exemplo de humildade e ingenuidade. Geralmente é enganado e usado por aqueles que mais gosta e convive, e o autor usou muito esse personagem para mostrar a hipocrisia humana. Na sua ânsia por consertar o mundo, ele não se deixa abalar pelo insucesso, e em seu delírio, o real e o irreal andam de mãos dadas. É um marginal em uma sociedade que não compreende e na qual não se enquadra, o Viramundo inspira um sentimento de ternura e de pena por todos aqueles que, em sua simplicidade, sofrem o descaso, a ironia e a opressão.

O Grande Mentecapto é um livro que me fez rir muito. Sempre estou relendo um ou mais capítulo. Fernando Sabino tem um estilo muito próprio de escrita, um cuidado com a linguagem muito bom e um especialista em criar situações cômicas e carregadas de ironia. Especialmente esse livro, Sabino escreveu de maneira despretensiosa, como se tivesse tendo uma conversa informal com o leitor, sem, em momento algum, perder a qualidade da escrita.

O final é um pouco surpreendente, e casa bem com a história. E Viramundo com certeza acaba nos conquistando, então vale a pena ler porquê é um livro divertido. Esta obra, que rendeu o Prêmio Jabuti, foi adaptada para o cinema, com direção de Oswaldo Caldeira, em 1989, e também para o teatro.
_____________
SABINO, Fernando. O grande mentecapto: relato das aventuras e desventuras de Viramundo e de suas inarráveis peregrinações. Rio de Janeiro, RJ: Best Seller, 2006.


*Texto publicado originalmente em
https://tudoquevaleapenaler.blogspot.com/2017/02/o-grande-mentecapto-fernando-sabino.html

Nenhum comentário: