sábado, 18 de abril de 2020

SONEATO [Resenha 058/20]


Para quem tem um ritmo de leitura exigente – e muitas vezes hermético - como eu, ler um livro completo de “sonetos” foi algo impactante, um tremendo refrigério intelectual. A palavra “soneto” me remete a uma figura ilustre. No Brasil, nosso maior sonetista foi Vinícius de Moraes, responsável por obras-primas como o Soneto do Amor Total, um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira.

Pois bem, lá estou eu no meu ig literário e conheço um tal de Eduardo Maciel que depois de trocarmos algumas palavras, sou apresentado a dois livros. Dois livros de poesia. Ou melhor, dois livros de sonetos. A coisa aconteceu tão rápido que já estou com dois livros em mãos e autografados.

O autor deste livro é fotógrafo, poeta sonetista e cantor. Acadêmico Correspondente da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciência. Autor dos livros SonetATO e SonetIMAGEM, também foi vencedor do concurso literário Jovem Embaixador, e co-autor de 2 livros através de concurso promovido pela UNESCO.

O livro SonetATO de Eduardo Maciel é um livro composto por 50 sonetos, onde o autor nos proporciona uma variação de modelos de soneto cujos tema desnudam a vida e expõe suas várias roupagens. O autor escreve: “Num mundo real cada vez mais assustador e onde as relações humanas entre si e os discursos parecem a cada dia mais radicais e polarizados, a poesia emerge como um elixir, capaz de suavizar essa tragédia social”.

Contudo, depois de tudo que li, observei a disposição do poeta em se aplicar na métrica, rimas e ritmo. Tudo isso, faz com que entendamos que o soneto é em si uma obra de arte. Antes de cada soneto, além do título, o autor mostra e nos dá uma aula sobre o tipo de soneto que iremos ler (Soneto de rima travada, shakespeariano, heterométrico, italiano, polar, etc). Embora, o soneto tenha uma origem muito antiga, o autor nos presenteia sua arte em um volume com traços modernos. “Esta obra pretende ser um resgate cultural desse tipo mais formal da poesia e cada dia mais escasso no nosso planeta, desde os áureos tempos dos séculos XVII e XIX até hoje”

Uma outra observação e que me parece que este livro é o primeiro de uma série de volumes de sonetos, pois além deste tem também um outro volume com o título, SonetIMAGEM, traz a interlocução entre sonetos e fotos. Mas, isso é assunto para uma outra apresentação.

Eduardo Maciel é um poeta de mão cheia, que não se contenta em ser didático. Ele quer que a gente conheça o soneto mas quer também que a gente sonhe, que a gente viaje e reflita. Sua poesia versátil é carregada de lirismo, humor, política e carinho, tudo rimado, metrificado. E o que te pode parecer uma estrutura fechada acaba por mostrar-se uma liberdade.
___________________
MACIEL, Eduardo. SonetATO. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

Nenhum comentário: