sábado, 9 de maio de 2020

TRILOGIA [Resenha 076/20]


O autor afirma que este livro surgiu de uma profunda preocupação com a recuperação do Antigo Testamento (AT) como parte da Bíblia cristã. É indiscutível que os cristãos evangélicos ainda demonstram certa negligência e ignorância em relação aos primeiros três quartos da Bíblia. Não há necessidade, aqui, refletir sobre a causa do problema, mas não se discute que se trata de um problema.

Ao ministrar um curso de teologia, há alguns anos, no Moore Theological College, o autor afirma que não conseguiu recomendar um único livro (de caráter introdutório) sobre o assunto. Obviamente se fazia necessário um título que trouxesse os princípios básicos de interpretação cristã do AT para pastores e mestres, bem como para o cristão comum. Os frequentes pedidos de alunos para indicar livros foram aos poucos sendo substituídos pelo desafio de prepara meu próprio trabalho para publicação, baseando-me na série de palestras proferidas no Moore College. Este livro foi escrito para ajudar a preencher essa lacuna. Este livro objetiva proporcionar a estrutura da base sobre a qual se possa construir a melhor utilização do AT bem como de toda a Bíblia.

O livro está dividido em três grandes partes: (1) O Evangelho e o Reino: Aqui o autor nos mostra que o AT não é apenas um livro sobre a história de Israel, mas uma história teológica. A história da redenção. A chave do AT não é o papel desempenhado por Israel, mas o papel que Deus desempenha ao redimir um povo da escravidão e torna-lo seu. O povo redimido de Deus são os súditos do Reino de Deus. (2) O Evangelho e a Sabedoria. Sabedoria é um conceito importante tanto no AT quanto no NT. É uma dimensão fundamental da vida cristã e encontra seu centro na pessoa de Cristo. (3) O Evangelho e o Apocalipse. Esta última parte é expor a mensagem essencial e contemporânea do Apocalipse.
____________
GOLDSWORTHY, Graeme. Trilogia: 
o evangelho e o reino, o evangelho no apocalipse, o evangelho na sabedoria. São Paulo, SP: Shedd Publicações, 2016. 488p.

Nenhum comentário: