quarta-feira, 20 de maio de 2020

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO [Resenha 085/20]


O livro escrito por Margot Lee Shetterly, autora de livros de não-ficção que nasceu justamente em Hampton, a “casa” do Langley Research Center. Margot, que também é afro-americana, cresceu numa família de cientistas, engenheiros e físicos, e muitos deles trabalhavam na NASA. Nascida em 1969 – o mesmo ano em que a humanidade chegou à Lua – Margot começou a se interessar pelas histórias das mulheres e, em especial, das mulheres negras que trabalharam no Langley. “Figuras escondidas” (título original do livro), fruto de 6 anos de pesquisas árduas, o livro, com quase 300 páginas, chegou às prateleiras das lojas poucos meses antes do filme estrear, já que seus direitos de filmagem haviam sido adquiridos logo após Margot assinar o contrato com sua editora.

Estrelas Além do Tempo é sobre mulheres durante os períodos de Guerra, dominando papéis que antes eram considerados masculinos. Principalmente, sobre mulheres negras em um duplo esforço de resistência de classe e gênero. Quem, que viveu em liberdade, teria ânimo e vontade de retornar ao lar e apenas viver a sua vida depois que a guerra e as conquistas masculinas tivessem terminado? Um dos pontos mais interessantes é perceber que boa parte dessas mulheres, que trabalhavam tanto na NASA quanto em outras atividades, tinham seus filhos e sua família e isso não as impedia de sonharem com suas carreiras e estudos. A história de Mary, Dorothy e Katherine é a história de muitas outras que ainda permanecem no anonimato, nos corredores escuros da história construída longe da égide do heroísmo dos homens. Margor Shetterly baliza as histórias das três mulheres sempre por duas vertentes, a de gênero e a de raça, que foram inextricáveis e agiram sobre suas trajetórias individuais.

O livro, possui 23 capítulos onde mostram que essas mulheres ficaram conhecidas por estimar com lápis, réguas e calculadoras os números que lançariam foguetes e astronautas para o espaço, no caso aqui, levou John Glenn a ser o primeiro americano a ir ao espaço. A autora também relata como essas matemáticas enfrentaram um ambiente extremamente hostil, em uma época de racismo e segregação. Contudo, o talento falou mais alto do que os obstáculos que enfrentaram e elas se tornam verdadeiras heroínas da corrida espacial dos Estados Unidos contra a União Soviética.
_____________________
SHETTERLY, Margot Lee. Estrelas além do tempo. Rio de Janeiro, RJ. 2017. 352p.

Nenhum comentário: