quarta-feira, 13 de maio de 2020

OS MISERÁVEIS [Resenha 079/20]


O autor francês Victor Hugo começou a rascunhar a obra em 1846, mas interrompeu a escrita em 1848. Três anos depois voltou a redigir e trabalhou em novos capítulos e detalhes que ainda precisavam de lapidação. No dia 3 de abril de 1862, a obra Les miserables (título original) foi publicada. Assim que foi lançado, o livro foi um sucesso de público. Em apenas um dia foram vendidos mais de 7 mil exemplares apenas no país do autor. Rapidamente a obra foi sendo traduzida e divulgada em outros países, transcendendo inclusive os muros da Europa. O lançamento foi organizado e compreendeu oito cidades que fizeram a publicação em simultâneo: Leipzig (Alemanhã), Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris.

A história é passada na França durante o século XIX, os cenários são descritos com extrema riqueza de detalhes. A construção dos personagens também merece destaque. É impressionante como o autor consegue criar personagens tão reais e vívidos, de modo que o leitor entende suas motivações e ações. A história de Jean Valjean, o homem que é preso por roubar um pão para sustentar a irmã e os sobrinhos, já emocionou gerações e gerações. É difícil iniciar a leitura deste livro e já não se sentir revoltado e emocionado logo nas primeiras páginas. E não é somente a história deste maravilhoso personagem que nos emociona. Como não questionar ao ler a jornada de Fantine, que se doa de corpo e alma em prol da filha? Como não se revoltar com a jornada de Cosete, a criança que é forçada a trabalhar e impedida completamente de ter infância? Como não protestar com a jornada de Gavroche, o garoto morador de rua que mesmo completamente pobre, ainda tira forças para ajudar outras crianças? E como não se revoltar e torcer por Marius, o jovem que luta por uma França melhor e ainda encontra tempo de se apaixonar em um período onde parece que amar é um dos piores pecados?

O livro se encerra de maneira brilhante uma história sobre amor, desespero, perda e esperança. O livro escrito em 1862 nunca esteve tão atual a trazer as críticas a nossa sociedade, que continua desigual até os dias de hoje. O livro possui uma forte lição moral a respeito do bem e do mal, do certo do errado e do "politicamente correto". Conhecemos a morte, a miséria e a dor de perto, mas também somos testemunhas do amor, da pureza e da força que as pessoas encontram para lutar pelo o que é certo. Os Miseráveis representam um grito de uma sociedade excluída e que por anos se manteve calada e marginalizada. É uma leitura triste, densa, cruel, literal e miserável, porém, ao mesmo tempo, é uma lição de empatia, de amor ao próximo e de lealdade.
______________
HUGO, Victor. Os Miseráveis. São Paulo, SP: Editora Martin Claret, 2014. 1511p.

Nenhum comentário: