quarta-feira, 13 de maio de 2020

ADORAÇÃO REFORMADA [Resenha 078/20]


A igreja contemporânea precisa ser lembrada de que a Reforma Protestante foi acerca de adoração. Esse elemento muitas vezes é esquecido. Claro que a Soteriologia foi central; mas somos salvos para nos relacionarmos com Deus, para sermos seus adoradores. Sem dúvida há aspectos culturais no que diz respeito à forma como adoramos. Entretanto, a ideia de que apenas sinceridade importa é errada e vai contra a Bíblia. Temos nas Escrituras gente como Nadabe e Abiú que desejam adorar com sinceridade, do jeito deles, e acabam mal. Por causa da distância entre nós, criaturas, e o nosso Criador, somos incapazes de alcançar seus pensamentos e o que lhe é agradável, sem que ele mesmo nos diga. Uma visão reformada afirma que culto é questão de gosto; mas do gosto de um Deus soberano, não de humanos caídos. Precisamos de uma revelação de Deus: do que ele gosta? Além disso, por causa da Queda, nossos pensamentos e imaginações são corruptos e inclinados para o mal. Mesmo que alguém julgue fazer o que é bom, se o que faz não for abalizado pelo critério infalível das Escrituras, essa pessoa correrá o sério risco de ser perversa. Deus é bom para conosco. Não nos deixou sem instrução. Este livro ajuda-nos a ver o que a Bíblia ensina sobre como Deus deseja ser adorado. Em linguagem simples e profunda, com excelente base bíblica e dialogando com autores históricos e contemporâneos, Terry Johnson apresenta-nos o que é adoração reformada.

Adoração é central na vida da igreja. De todas as atividades de uma igreja local, apenas essa vai durar para sempre. Missões transculturais chegarão ao fim, pois todos os povos tribos e raças terão sido alcançados e estarão representados diante do trono. Evangelismo local se tornará supérfluo, pois vivos e mortos já terão sido julgados. Obras de misericórdia se tornarão desnecessárias, pois os resultados da Queda não serão mais sentidos. Mas para todo o sempre o povo de Deus vai adorar. E hoje, já nesta vida, podemos começar a experimentar esse benefício. Deus em sua bondade nos dá uma tarefa que nos é benéfica. Ao mesmo tempo que é mandatório, adorar não nos faz mal. Adoração é obrigação ao mesmo tempo que deleite.

Neste livro o pastor Terry Johnson nos ajuda a considerar diversas questões-chave no entendimento de uma prática de culto que agrade a Deus. Johnson trata, com sabedoria bíblica, questões contemporâneas nas discussões litúrgicas, ajudando o leitor a avaliar biblicamente o que se passa hoje, bem como a entender as questões históricas envolvidas. O livro tem conteúdo bíblico, é prazeroso de se ler e fácil de entender. Poderia ser texto-base de cursos de Escola Dominical, grupos de estudo, grupos jovens, seminários e de quaisquer outros que desejem aprender sobre o assunto.

O livro possui quatro capítulos. O prefácio foi escrito pelo Rev. Emilio Garofalo Neto. Portanto, temos um livro muito importante. Diz respeito a seu maior privilégio: toda semana, aproximar-se de Deus, junto com o povo de Deus — a igreja, para uma prévia do que de melhor o espera na próxima vida.
_______________
JOHNSON, Terry L. Adoração reformada: adoração segundo as Escrituras. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2018. 108p.

Nenhum comentário: