Qual é a perspectiva bíblica sobre o assunto? Como chegar ao equilíbrio? As respostas a essas questões vão além da apresentação de uma formulação teológica, mas, como toda teologia séria, afetam todo o modo de vida daqueles que as buscam. A intenção do autor ao escrever sobre esse assunto é trazer a perspectiva bíblica e confessional ao leitor comum, não ao teólogo ou acadêmico. Alicerçado na teologia dos reformadores e apresentando uma visão calvinista, o autor vai até a história mostrando como distinções bíblicas importantes sobre o uso da lei auxiliam a igreja na compreensão da questão, apresentando aos fiéis uma forma válida e eficaz de pautarem a vida pela vontade prescritiva do nosso Deus.
Portanto, a visão bíblica-reformada ajuda o cristão a desfrutar de ambas as coisas: do beneplácito da graça e do auxílio da lei, cada uma de acordo com o papel que a elas é estabelecido na própria Escritura. Deixar de entender essa relação é perder a essência do ensino bíblico. Ainda que sejam distintas, a lei e a graça de Deus são inseparáveis. De nossa visão sobre a lei depende a nossa visão sobre a graça. É exatamente esse contexto que faz com que o livro Lei Graça, seja tão pertinente e necessário.
O livro possui 8 capítulos, e um apêndice “Sobre a lei e a nova aliança”. Durante todo o livro, o autor não somente responde com acuidade às perguntas frequentes que surgem nesse dilema artificial traçado pelo evangelicalismo dos nossos dias, como também analisa a fundo as diferentes nuances e aspectos da representação escriturísticas.
_________________
MEISTER, Mauro. Lei e Graça. São Paulo, SP: Cultura Cristã, 2016. 144p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário