sexta-feira, 8 de maio de 2020

SUA FILHA EM CASAMENTO [Resenha 074/20]


Nas páginas deste livro, o autor trata dos princípios bíblicos implícitos no padrão que se pode chamar de cortejo ou namoro bíblico e usa um outro termo para descrever o namoro não bíblico, o namoro recreativo.

No cortejo bíblico, a autoridade prática e ativa do pai sobre tal processo é plenamente reconhecida e apreciada. No modelo moderno de namoro recreativo, a autoridade do pai é tratada como uma piada. O desrespeito que os filhos têm para com os pais nessa para é simplesmente um eco do desrespeito que os pais têm por seu próprio ofício. Então, quando um pai procura verificar por si mesmo a piedade de um pretendente de sua filha, ele não está sendo intrometido.

No modelo de cortejo bíblico, a pureza sexual da filha é protegida pelo pai. Ele é o seu guardião permanentemente. Esse ofício recebeu de Deus. No modelo moderno de namoro recreativo, alguns graus de atividade sexual são esperados, desde que não se chegue “até o fim”, e o responsável por definir esses limites é o próprio casal – o que geralmente significa que a mulher é quem carrega o peso da responsabilidade. Espera-se que ela diga não, se quiser deter os procedimentos eróticos do namorado, enquanto o sujeito geralmente espera conseguir tudo o que puder.

O livro além da introdução possui cinco capítulos e um apêndice, onde o autor informa que o modelo de namoro recreativo é um padrão que começou no século XX, e era inteiramente desconhecido no tempo em que a Escritura nos foi dada. E é taxativo em dizer que este modelo de namoro já ruiu e é tempo de retornar ao padrão de união bíblica. Há muitas consequências destrutivas – de ordem emocional, sexual e espiritual – para os que não adotam um namoro ou cortejo bíblico. Mas se um jovem busca iniciar um relacionamento, e um assume total responsabilidade perante o pai da moça, há prestação de contas e proteção bíblica. O propósito deste livro é definir, defender, e descrever como funciona um cortejo ou namoro bíblico.
___________
WILSON, Douglas. Sua filha em casamento: cortejo bíblico no mundo moderno. Recife, PE: Editora Clire, 2019.

Nenhum comentário: