quinta-feira, 28 de maio de 2020

A DIFÍCIL MISSÃO DE WILLIAM TYNDALE [Resenha 090-20]


Esta série, Um Perfil de Homens Piedosos, destaca personagens-chave na incessante procissão de homens da graça soberana. O propósito desta série é examinar como eles utilizaram os dons e as habilidades dados por Deus para impactar seu tempo e promover o reino do céu. Sendo corajosos seguidores de Cristo, seus exemplos são dignos de serem imitados hoje. Este volume se focaliza no homem que é considerado o pai da Bíblia inglesa, William Tyndale.

Quando Tyndale entrou no cenário mundial, a Inglaterra estava encoberta por uma densa noite de trevas espirituais. A igreja na Inglaterra permanecia enclausurada na escuridão da ignorância espiritual. O conhecimento da Escritura havia sido extinto na terra. Embora houvesse alguns vinte mil sacerdotes piedosos na Inglaterra, dizia-se que eles não podiam nem mesmo traduzir para o inglês uma simples frase do Pater noster - a Oração do Pai Nosso. O clero estava tão fechado no meio do nevoeiro de superstição religiosa, que não tinha nenhum conhecimento da verdade. As únicas Escrituras em inglês eram algumas poucas cópias feitas à mão de Bíblias de Wycliffe, traduzidas da Vulgata Latina no fim do século XIV. Os lolardos, um pequeno grupo de pregadores corajosos e seguidores de Wycliffe, distribuíam ilegalmente estes livros banidos. A mera posse da tradução de Wycliffe levou muitos a sofrer. Alguns até enfrentaram a morte.

Nesta hora de trevas. Deus levantou William Tyndale, um indivíduo singular que possuía habilidades linguísticas extraordinárias combinadas com uma inabalável devoção à Bíblia. Ele era um erudito admirável, proficiente em oito idiomas - hebraico, grego, latim, italiano, espanhol, inglês, alemão e francês. Possuía uma inigualável habilidade de trabalhar com sons, ritmos e sentidos da língua inglesa. Mas, para fazer sua obra de tradução, Tyndale seria forçado a deixar sua terra natal, a Inglaterra, para nunca retornar. Esta figura resiliente viveria, pelo resto de sua vida, na clandestinidade como um herege condenado e um fugitivo procurado. Por fim, pagaria o preço supremo em dar a sua vida como mártir para dar a seus compatriotas o Novo Testamento e metade do Antigo Testamento em inglês. Sua proeza de traduzir a Bíblia do original grego e hebraico nunca havia sido realizada. Este reformador notável se tornaria o "mais importante dos primeiros protestante ingleses.

O livro, além da apresentação, é composto por sete capítulos, onde o autor afirma que nenhum outro homem foi usado para afetar a vida espiritual de tantas pessoas por muitos séculos, como William Tyndale, que permanece como um personagem de destaque, eminentemente digno de ter seu perfil nesta série. Somos grandemente devedores a este esforço tão singular.
________________
LAWSON, Steve J. A difícil missão de William Tyndale. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2015. 158p

Nenhum comentário: