Nas considerações gerais, o autor fala dos Salmos 42 e 43, como fundamentação inicial daquilo que poderia descrever como "depressão espiritual", as suas causas e a maneira como deve ser tratada. E mostra a frequência com que este assunto é tratado nas Escrituras. Portanto, trata-se de um problema muito comum, e que parece ter afligido o povo de Deus desde o princípio, pois tanto o Velho como o Novo Testamento o descrevem e o tratam demoradamente. Isso, por si só, seria razão suficiente para trazê-lo à nossa atenção, e autor afirma: “parece ser um problema que está afligindo o povo de Deus de forma particular nos dias atuais”.
Neste livro, o autor faz uma análise a fundo deste tema, e trabalha com duas linhas de pensamento. Primeiro, o que a Bíblia ensina sobre o assunto, e então examina alguns exemplos ou ilustrações notáveis deste problema na Bíblia, e observa como as pessoas envolvidas agiram, e como Deus tratou com elas. Esta é uma boa maneira de enfrentar qualquer problema na vida espiritual. É sempre bom começar com a Bíblia, onde encontramos ensinamentos claros sobre todo e qualquer problema, e depois examinar exemplos e ilustrações oferecidos pela mesma fonte.
O livro é constituído de 21 capítulos, onde o escritor e médico Martyn Lloyd-Jones, descreve com clareza a condição de muitos cristãos que se encontram na depressão espiritual, onde muitos sofrem com esse problema até nos dias de hoje, o autor mostra as formas de lidar com essa com esse problema, suas causas e curas, e utiliza tanto de seus conhecimentos em medicina quanto em seus conhecimentos que adquiriu no ministério cristão.
____________
Lloyd-Jones, Martin. Depressão Espiritual: suas causas e cura. São Paulo, SP: Publicações Evangélicas Selecionadas (PES), 2017. 320p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário