terça-feira, 26 de maio de 2020

FACEBOOK E EDUCAÇÃO [Resenha 089/20]


Este livro é uma produção coletiva luso-brasileira de professores-pesquisadores e estudantes-pesquisadores que atuam em Programas de Pós-Graduação no Brasil e em Portugal. O principal objetivo do livro é compreender como as tecnologias digitais e a mobilidade ubíqua, poderiam contribuir para a formação de professores e o desenvolvimento de práticas educativas diversas, uma vez que na cibercultura se deparam com diversos fenômenos educacionais e culturais em emergência.

Reconhece-se que o Facebook hoje é a rede social que melhor caracteriza essas redes que passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, em especial daqueles que não apenas usam a internet, mas que têm nesta, seu objeto de estudo. Cotidianamente uma miríade de informações e discussões desfilam na tela dos usuários do Facebook, demonstrando como este faz parte da vida das pessoas. Com o objetivo de refletir sobre os diversos temas que as pessoas que usam o Facebook para divulgar instaurar discussões, divulgar seus estudos, denunciar atrocidades e, ainda, delinear com quais estampas determinados temas são tratados nesta rede social surge a ideia de tratarmos deste tema em um livro. Este foi composto por estudiosos que direcionam um olhar acerca de como determinado tema aparece no Facebook e como este se configura enquanto objeto de estudo neste ambiente de diálogos.

Certamente, o livro apresenta contribuições relevantes e significativas para todos os que desejam compreender como as tecnologias digitais e a mobilidade ubíqua podem contribuir na formação de professores, bem como no desenvolvimento de distintas práticas educativas, considerando diferentes fenômenos educacionais e culturais que emergem no contexto da Cultura Digital. Assim, convido você, enquanto ator, a estar conosco, realizando associações e contribuindo para ampliar essa rede e, quiçá, construindo novos projetos e soluções formativas para sujeitos desse tempo histórico- -social e cultural.

O livro possui 21 artigos que foram organizados em duas partes nomeadamente: Parte 1 – Facebook: potenciais sociotécnicos e educacionais, espaço de subjetivação, sociabilidade e diferença e Parte 2 – Facebook: usos no Ensino Superior e na formação continuada de professores.
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Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Cristiane Porto; Edméa Santos (Organizadoras). – Campina Grande: EDUEPB, 2014.

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