sábado, 28 de março de 2020

O EVANGELHO SEGUNDO OS APÓSTOLOS [Resenha 039/20]


Logo de início, o autor faz um esclarecimento, afirmando que este livro não é uma sequência de O Evangelho Segundo Jesus, e sim, trata da doutrina da salvação abordada pelos apóstolos, mostrando que o evangelho segundo Jesus é também o evangelho segundo os apóstolos. Assim, toda a mensagem do Novo Testamento contrasta totalmente com o “evangelho” vazio que muitos estão proclamando hoje.

O principal questionamento nesta obra, é: As nossas obras têm algum efeito sobre nossa salvação? Desde os tempos dos apóstolos Paulo e Tiago, os cristãos têm tentado definir a relação correta entre fé e obras. Por um lado, Paulo afirma que salvação “não [é] por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Por outro, Tiago oferece uma visão diferente: “Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras” (2:18). Seria possível conciliar essas duas visões aparentemente divergentes da verdade bíblica?

“Tiago e Paulo fazem eco à pregação de Jesus. A ênfase de Paulo é um eco de Mateus 5:3: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus” (RC). O ensino de Tiago tem o som de Mateus 7:21: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Paulo representa o começo do Sermão do Monte; Tiago o término dele. Paulo declara que somos salvos pela fé sem as obras da lei. Tiago declara que somos salvos pela fé, que se evidencia nas obras. Tanto Tiago como Paulo veem as boas obras como a prova da fé – não o caminho para a salvação”.

Portanto, John MacArthur apresenta com clareza e precisão a relação bíblica entre fé e obras. Aqui vemos lugar da fé e do arrependimento como instrumentos de Deus para a salvação do homem. As obras são o exercício desta fé e foram preparadas por Deus para servir como uma resposta amorosa, prática e vívida do que Deus fez e faz na vida do homem.

MacArthur convida todo cristão a ler este livro com as seguintes palavras: `Este não é um estudo técnico ou um tratado acadêmico. Não é um livro-texto para teólogos, é uma mensagem que tem tocado fortemente meu coração durante todos os anos de meu ministério. Longe de ser uma dissertação fria, é um olhar apaixonado para a mais essencial de todas as verdades cristãs: a salvação.

Além da introdução e três apêndices muito importante, o livro possui doze capítulos abordando questões difíceis como: O que é a graça barata? Alguns cristãos adotaram uma teologia de não-senhorio? O que uma pessoa tem de fazer para ser considerada justa por Deus? As suas obras têm algum efeito sobre a sua salvação? Uma mensagem clara, direta e necessária para todos os cristãos hoje.
_________
MACARTHUR, John. O Evangelho segundo os apóstolos: o papel das obras na vida de fé. Rio de Janeiro, RJ: Thomas Nelson Brasil, 2017. 304p.

Nenhum comentário: