domingo, 1 de março de 2020

DAVI, A VIDA REAL DE UM HERÓI BIBLICO [Resenha]


O escritor Joel Baden, estudioso da Bíblia Sagrada e professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, escreveu o livro “Davi: A Vida Real de um Herói Bíblico”. Segundo o autor, o seu objetivo é “recuperar o Davi histórico e extirpar todas as lendas que envolvem o rei israelita, chamado pelas Escrituras de ‘homem segundo o coração de Deus’”. No seu esforço ele diz coisas surpreendentes: (1) o pastor de ovelhas que ascendeu ao trono de Israel não foi o responsável pela morte de Golias. (2) e também não era o pai de Salomão, seu sucessor. (3) também não escreveu os salmos que lhe são creditados. Na introdução do livro, o autor apresenta um Davi controverso, inescrupuloso, ambicioso, violento e manipulador, valendo-se de traição e assassinato para chegar ao trono. 

Apesar do autor usar como fonte de pesquisa a própria Bíblia, o que se percebe neste que o método de interpretação empregado por Baden, denominado histórico-crítico, faz uma dissecação do texto procurando contradições, camadas e momento de autoria. O método histórico-crítico pode se apoiar ainda em evidências externas, como a arqueologia, que podem fornecer provas que corroboram ou não as hipóteses formadas por essas leituras. Contudo, não é caso deste livro.

Algumas verdades precisamos enfatizar. (1) Davi não foi o único a escrever o livro de Salmos. A Bíblia é clara sobre isso. (2) Davi realmente matou Golias. A “Enciclopédia Manual Popular – Enigmas e ‘Contradições da Bíblia’”, escrita por Norman Geisler e Thomas Howe – e publicada no Brasil pela editora Mundo Cristão – revela que a atribuição da morte de Golias a Elanã é, na verdade, um erro de copista, pois o guerreiro hebreu menos famoso teria matado o irmão de Golias, de acordo com uma narrativa paralela sobre a mesma batalha, apresentada no livro de Crônicas. A passagem de II Sm 21:19, que diz: “Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo do tecelão”, seria, assim, uma correspondência, com erros, da passagem de I Crônicas 20:5, que diz: “Elanã, filho de Jair, feriu a Lami, irmão de Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão”. Ainda segundo a “Enciclopédia Manual Popular”, tal equívoco seria explicado por uma confusão feita por um copista “com as palavras e letras hebraicas que, quando combinadas de certa maneira, deram a redação encontrada em II Samuel”. (3) Salomão é filho de Davi, como consta na genealogia de Jesus em Mateus 1.

O livro, além da introdução e conclusão, é composto por sete capítulos, onde, segundo o autor, busca estabelecer o que é lenda e o que é realidade. Contudo, para provar o que escreveu, o professor Joel Baden pouco pôde contar em termos de material de estudo, já que as fontes históricas mais antigas sobre o Rei Davi vieram das páginas da própria Bíblia. Praticamente inexistem outras fontes históricas do reinado de Davi. Sem outras fontes tão antigas, ele simplesmente caiu no vale da pura especulação e achismo. Com isso Baden presume muita coisa, levanta teorias de pura especulação, baseadas em nada palpável ou objetivo. Assim o professor de Yale acabou caindo numa armadilha perigosa - a da pura e simples especulação em torno de um personagem histórico, real. Isso definitivamente também não é ciência, apenas muita conversa fiada jogada fora.

O rei Davi estava longe de ser um homem perfeito, porém ele era uma pessoa sincera, fiel e leal aos seus amigos. Mas, principalmente, Davi era sensível à voz de Deus. O rei Davi era alguém que tinha seu coração completamente inclinado a Deus. Ele sabia de sua condição humana limitada diante um Deus Todo-Poderoso. Dessa forma, ele era verdadeiro em se arrepender e buscar o favor divino. Uma das descrições mais conhecidas sobre quem foi Davi está registrada no livro de Atos dos Apóstolos. Nela, lemos que o rei Davi era um homem “segundo o coração de Deus” (Atos 13:22).
_______________
BADEN, Joel. Davi: a vida real de herói bíblico. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2016. 293p.

Nenhum comentário: