sexta-feira, 13 de março de 2020

VIVENDO NA LUZ [Resenha]


Deus não concebeu e criou o dinheiro, o sexo e o poder simplesmente para serem uma tentação. Ele tinha bons propósitos em mente. O dinheiro, o sexo e o poder existem para os grandes objetivos de Deus na história humana. Não são desvios no caminho que conduz à alegria que exalta a Deus. Junto com todos os demais elementos do mundo bom criado por Deus, eles são a trilha pela qual seguimos. Por meio deles, podemos evidenciar o valor supremo de Deus.

Um dos objetivos deste livro é mostrar como isso acontece. Portanto, a abordagem do autor consiste em identificar os potenciais do dinheiro, do sexo e do poder, bem como suas armadilhas. Quais são os perigos que precisam ser superados? Quais são os potenciais que precisam ser devidamente aplicados?

A tese principal deste livro tem duas partes. Primeiro, o dinheiro, o sexo e o poder, que inicialmente eram boas dádivas de Deus para a humanidade, tornaram-se perigosos porque todos os seres humanos trocaram a glória de Deus por imagens (Rm 1.23). Segundo, o dinheiro, o sexo e o poder serão restaurados ao seu lugar, o que traz glória a Deus, e isso mediante a redenção que ele trouxe ao mundo por meio de Jesus Cristo, ou seja, a magnífica libertação da criação de todo pecado, enfermidade e tristeza.

Acerca desse livro, escreveu Albert Mohler Jr.: “Esse livro merece a cuidadosa consideração de todo cristão. John Piper nos conduz por uma exploração teologicamente rica e biblicamente fiel de potenciais obstáculos para desfrutarmos Deus. Nessas páginas, você descobrirá não apenas o perigo espiritual de depositar a esperança nas coisas deste mundo, mas também aprenderá como nós, cristãos, podemos entender o sexo, o dinheiro e o poder como meios para glorificar a Deus”.

Portanto, a importância de ler este livro, consiste nos seguintes fatos: (1) nos conduz por uma exploração teologicamente rica e biblicamente fiel de potenciais obstáculos para desfrutarmos Deus. (2) é inquisitivo em sua análise, pungente em seus desafios, mas maravilhosamente revigorante em seu encorajamento. (3) nos prepara para lutar contra a tentação, incendiando nossas afeições pela glória de Deus em Jesus Cristo.

Além dos agradecimentos, introdução e conclusão, o livro é composto por seis capítulos onde John Piper mostra a importância, a beleza e o benefício de entender o dinheiro, o sexo e o poder como caminhos para glorificar a Deus enquanto nos satisfazemos nele. Leia esse livro e você estará mais bem preparado para, com humildade e confiança, desfrutar esses bons presentes de Deus.
_________________
PIPER, John. Vivendo na luz: dinheiro, sexo e poder. Fazendo o melhor uso de três oportunidades perigosas. São Paulo: Vida Nova, 2019.

Nenhum comentário: