sábado, 21 de março de 2020
O ESPÍRITO E A PALAVRA [Resenha]
O assunto deste livro é sobre hermenêutica e teologia pentecostal escrito por Gutierres Siqueira. Sobre a importância deste livro para o movimento pentecostal brasileiro, Robert. P. Menzies, ministro das Assembleias de Deus nos Estados Unidos destaca quatro aspectos importantes: (1). É um livro escrito por um obreiro e estudioso da Assembleia de Deus do Brasil, por isso, é uma expressão autêntica da visão teológica das Assembleias de Deus no Brasil. (2). Este livro é importante por causa de seu foco bíblico. O movimento pentecostal precisa de um firme fundamento teológico enraizado na clara exposição das Escrituras. (3). É uma expressão da teologia pentecostal em português. O autor fornece aos pentecostais brasileiros as palavras de que precisam para descrever sua própria experiência. (4). Este possui uma vitalidade espiritual. É completamente pentecostal e fielmente evangélico, centrado em Cristo e enraizado no texto bíblico. O foco do livro em Cristo e em seu dom do Espírito, produz vitalidade espiritual.
O autor do livro nomeia seu horizonte, no início da obra, mostrando a base estrutural do pentecostalismo. O livro é constituído de dezesseis capítulos, onde o autor descreve, histórica e conceitualmente, o método exegético da teologia pentecostal; apresenta o modo como habitualmente os carismáticos lidam com a religião e com a esfera pública; retrata as ideias, bem como os problemas, que estão em voga no mundo contemporâneo. Apreende tais signos para captar seu espírito; e então os reaviva, submetendo-os à compreensão de que o Espírito é o vicário de Jesus Cristo no mundo.
Portanto, o livro constitui um indício de que o pentecostalismo no Brasil começa a pensar por conta próprio. O autor pensa as questões do pentecostalismo, da teologia cristã e da cultura moderna. É com está escrito em uma parte da sinopse: “Nesta necessária obra, Gutierres Siqueira, ao discorrer com a clareza e o didatismo habituais sobre como os pentecostais interpretam as Sagradas Escrituras, especialmente o pentecostalismo de matriz assembleiana, faz um abrangente relato acerca da Hermenêutica Pentecostal, suas principais características e como ela dialoga com a Bíblia, com outras hermenêuticas e teologias, indo da neopentecostal à pública”.
________________
SIQUEIRA, Gutierres. O Espírito e a Palavra: fundamentos, características e contribuições da Hermenêutica Pentecostal. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2019.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário