sábado, 7 de março de 2020

OS QUATRO CÁLICES [Resenha]


Este livro, trata-se de uma exposição do “cálice” da aliança de Deus considerado pelo autor, um cálice poderoso e cheio de significado – um sentido que é plenamente esclarecido na primeira refeição de Páscoa que Israel teve no Egito. O autor afirma: “Estou convencido de que se cada cristão, cada igreja do mundo, pudesse compreender esses quatro princípios poderosos, a Igreja entraria em um mover que seria um verdadeiro avivamento. Já vi cristãos medíocres, moderados, mornos e pouco interessados se transformarem em crentes poderosos, apaixonados e dedicados quando se convenceram de que haviam sido totalmente livres do seu passado, foram libertos do seu cativeiro, descobriram o propósito de suas vidas e se lançaram em uma vida de serviço”.

A fundamentação do argumento do autor está nas quatros promessas escritas Êxodo 6.6-7, quando foram estabelecidos o fundamento para a nação de Israel. Cada uma dessas quatros promessas, segundo o autor, representa, quatro cálices que revelam a presença de Deus de uma maneira distinta e substancial. Os quatros cálices ou promessas também revelam o processo do desenvolvimento interativo – a transformação espiritual.
O primeiro Cálice, é o da Santificação, tem como base a promessa de Deus: “Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios” (6.6). O segundo Cálice é o da Libertação, baseia-se na seguinte promessa de Deus: “Eu os libertarei da escravidão” (6.6). O terceiro cálice, Cálice da Redenção, baseia-se nesta promessa de Deus: “Eu o resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo” (6.6). O quarto cálice, o Cálice do Louvor, baseia-se nesta promessa de Deus: “Eu os farei Meu povo e serei o Deus de vocês” (6.7).

O livro, além do prefácio e epílogo, é constituído de sete capítulos. Os capítulos quatro a sete, é onde o autor expõe em detalhes sobre “Os quatro Cálices”. Em todo o livro, o objetivo do autor é exortar o leitor a experimentar a comprovação máxima da obra madura de Deus em sua vida.
________________
HODGES, Chris. Os quatro cálices: promessas de Deus para uma vida de realização. Rio de Janeiro, RJ: Luz às Nações, 2019. 140p.

Nenhum comentário: