terça-feira, 24 de março de 2020

COMO LER A BÍBLIA [Resenha 031/20]


Há quem leia pouco (ou mesmo deixe de ler) a Bíblia por se sentir intimidado pela complexidade de seus textos. Para pessoas assim, a leitura do texto sagrado é como uma viagem por terras desconhecidas usando um guia cheio de enigmas. São muitos livros cheios de nomes de lugares e pessoas, além de vários fatos históricos e diversas mensagens, nem sempre muito claras. Com o objetivo de tornar essa jornada mais tranquila e enriquecedora, os teólogos Gordon Fee e Douglas Stuart se propõem a tomar o leitor pela mão e desvendar a Palavra de Deus, livro por livro, detalhe por detalhe.

Este livro busca ser um COMPLEMENTO de um outro livro muito conhecido, intitulado “Entende o que lês?” Que foi uma obra concebida para ajudar pessoas a se tornarem melhores leitoras das Escrituras, levando em consideração os vários tipos de literatura que compõem a Bíblia cristã. Este livro também é uma EVOLUÇÃO, por dois motivos: (1) o propósito ainda é o mesmo: ajudar pessoas a se tornarem melhores leitoras das Escrituras e (2), pelo fato de ser um manual de pesquisa da Bíblia que irá auxiliar os estudantes em seus cursos de teologia.

Os autores apresentam três objetivos na elaboração desta obra. Primeiro, não é simplesmente distribuir conhecimento sobre os muitos livros da Bíblia. O interesse consiste no fato de que o leitor se torne um melhor leitor das Escrituras. Segundo, mostrar a harmonização de todos os livros bíblicos, que combinam-se como um todo para contar a história de Deus. Terceiro, fornecer uma leitura do documento bíblico em sua forma canônica final.

O livro possui três grandes seções em cada capítulo. A primeira, “Visão geral de...”, busca apresentar o livro dando uma noção do seu tema como um todo. A segunda, “Orientações para a leitura de...”, é apresentado uma maneira de ler o texto, alguns temas-chave para manter em mente durante a leitura, ou algum material crucial de antecedentes — tudo com o propósito de ajudar você quando estiver lendo o texto por conta própria. A seção final, “Uma Caminhada por...”, toma o leitor pela mão, por assim dizer, e o conduz através do livro, mostrando como as suas diversas partes interagem para formar o todo.

Portanto, “Como ler a Bíblia livro por livro” é um mapa para nortear a leitura, proporcionar clareza e ampliar a compreensão da Palavra de Deus.
_________________
FEE, Gordon, STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia confiável para ler e entender as escrituras sagradas. Rio de Janeiro, RJ: Thomas Nelson Brasil, 2019. 448p.

Nenhum comentário: