sexta-feira, 20 de março de 2020

AS PARÁBOLAS DE JESUS [Resenha]


AS PARÁBOLAS DE JESUS ERAM metáforas engenhosamente simples que transmitiam lições espirituais profundas. Seus ensinamentos eram repletos dessas histórias do dia a dia. Algumas delas não passavam de observações rápidas sobre acontecimentos, objetos ou pessoas comuns. Jesus era mestre em contar histórias. Não existe verdade tão familiar ou doutrina tão complexa à qual ele não conseguisse dar nova profundidade e sabedoria contando uma simples história. Essas narrativas tipificam a profundeza plena e poderosa de sua mensagem e de seu estilo de instrução.

O autor faz um resumo sobre quais eram os objetivos das parábolas: “as parábolas de Jesus tinham um propósito duplo claro: elas escondiam a verdade das pessoas satisfeitas consigo mesmas, que se consideravam sofisticadas demais para aprender algo dele, enquanto a mesma parábola revelava a verdade às almas ansiosas que tinham a fé de uma criança — àquelas pessoas que tinham fome e sede de justiça. Jesus agradeceu ao Pai por ambos os resultados: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado” (Mateus 11:25-26).

Neste livro são examinados uma dúzia das parábolas mais notáveis de Jesus. Apesar de a parábola do filho pródigo ser uma das histórias mais ricas, mais memoráveis e mais importantes de Jesus, ela não foi incluída neste livro, visto que o autor escreveu um livro inteiro sobre esta passagem. Encontramos as parábolas de Jesus apenas nos Evangelhos sinóticos. O Evangelho de João não registra uma única parábola. Parábolas são raras também em Marcos; ele inclui apenas seis, e apenas uma (4:26-29) é registrada em Marcos.

O livro, além de uma bela introdução, possui dez capítulos onde são estudadas doze parábolas, onde o autor trabalha e expõe com uma boa teologia, a profundeza de sentido com a ajuda de uma seleção representativa das parábolas de Jesus e analisar a maneira engenhosa com que ele ilustrou verdades vitais com histórias do dia a dia. E nos ensina que as lições que Cristo incluiu em suas imagens verbais são verdadeiramente profundas e merecem nossa atenção. Como disse Jesus àqueles primeiros discípulos: “Felizes são os olhos que veem o que vocês veem. Pois eu lhes digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram” (Lucas 10:23-24). Essas histórias contêm uma promessa de bênção para aqueles que entendem a verdade que elas ensinam.
_______________
MACARTHUR, John. As parábolas de Jesus comentadas por John MacArthur: os mistérios do Reino de Deus revelados nas histórias contadas pelo Salvador. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2016.

Nenhum comentário: