segunda-feira, 2 de março de 2020

FUTUROS HOMENS [Resenha]


Vivemos em uma cultura feminista e efeminada. Por causa disto, geralmente nos sentimos, no mínimo, desconfortáveis como a masculinidade. E, com frequência, sempre que a masculinidade de alguma maneira aparece, pedimos que seja feito algo a respeito. Há basicamente duas direções nas quais um garoto pode seguir ao se apartar da masculinidade bíblica. Uma é a opção pela efeminação, a outra é a macheza, uma masculinidade falsificada. Na primeira, o garoto toma como modelo um conjunto de virtudes que não seriam dele. Na segunda, adota um conjunto de supostas virtudes, práticas que não são virtudes de forma alguma.

Então, qual o modelo para a masculinidade bíblica? Douglas Wilson responde: “Ao olharmos para as Escrituras buscando um padrão de masculinidade que possamos apresentar aos nossos filhos, iremos encontra-lo perfeitamente manifesto na vida do Senhor Jesus Cristo. Ele é a Palavra encarnada, o Único que incorpora perfeitamente tudo que as Escrituras ensinam em palavras. No decorrer de todo esse livro, ao olharmos para o ensino das Escrituras sobre o que significa ser um homem (e, portanto, o que significa ser um futuro homem), iremos voltar nova e novamente para o exemplo de Jesus Cristo. Ele se apresenta a nós como padrão final para amizade, coragem, fé e integridade”.

Gosto do que Leonardo Galdino escreveu sobre este livro: “Um dos conceitos bíblicos mais preciosos que a igreja contemporânea precisa recuperar e comunicar com absoluta urgência a este mundo caído é o da masculinidade – a verdadeira, não a fingida (macheza, truculência). Ao longo dos últimos anos, sucumbimos diante do igualitarismo. Não conseguimos responder ao feminismo sem temer a pecha de “machista!”. Em outras palavras, não fomos suficientemente… viris. Nesse sentido, a leitura do livro pastor Douglas Wilson é mais que oportuna: é obrigatória. Ou recuperamos a masculinidade em nossos lares, ou mergulharemos de vez no mar sem fim do paganismo”.[1]

Além da introdução, conclusão e apêndices, o livro possui 18 capítulos. Douglas Wilson começa com um chamado aos pais, e então trata da importância de assuntos tais como dedicação aos estudos e esportes, o respeito pelas garotas, o desenvolvimento de uma noção profunda de trabalho ético, evitar as armadilhas do dinheiro, combater os ídolos e pecados secretos. Este livro lança os padrões bíblicos de masculinidade sobre todas as fronteiras da vida de um garoto.
__________________
WILSON, Douglas. Futuros homens: criando meninos para enfrentar gigantes. Recife, PE: Editora Clire, 2013.


_____________________
[1] https://educarcomsapiencia.com/2015/10/28/futuros-homens-criando-meninos-para-enfrentar-gigantes-douglas-wilson/

Nenhum comentário: