terça-feira, 24 de março de 2020

JESUS O SENHOR SEGUNDO O APÓSTOLO PAULO [Resenha 033/20]


O autor afirma que devido ao seu grande interesse por todos os temas paulinos do Novo Testamento, percebeu que havia duas lacunas consideráveis na literatura acadêmica que pareciam dignas de serem preenchidas: a compreensão que Paulo tinha do Espírito Santo e da pessoa de Cristo. Com o propósito de preencher essas lacunas, ele escreveu dois livros: A Presença Fortalecedora de Deus e Cristologia Paulina. Portanto, este livro “Jesus o Senhor segundo o Apóstolo Paulo”, publicado pela Editora CPAD, traz o conteúdo teológico dois livros citados.

Trata-se de um livro exegeticamente embasado e teologicamente sintético, academicamente e devocionalmente reverente, embasado em pesquisa, porém prático e simples de acompanhar. Intertextualmente rico e teologicamente provocativo, este livro nos convida a repensar a construção acadêmica tradicional da teologia de Paulo à luz dos dados primários fornecidos de forma bastante visível por Paulo em suas próprias cartas.

Gordon D. Fee está entre os mais respeitados acadêmicos do Novo Testamento de nosso tempo. Com seu foco em Jesus como Senhor, ele oferece à Igreja uma demonstração prática, convincente e reveladora da alta cristologia de Paulo. Ele dá tratamento sonoro a textos cruciais e à relação entre o Pai, Filho e Espírito Santo nas Cartas de Paulo.

O livro possui dez capítulos que estão distribuídos em quatro partes. A primeira parte (O Salvador) descreve Cristo como Salvador ao apresentar uma visão geral do significado da salvação em Cristo para o Apóstolo e, depois, examinando as implicações cristológicas da cosmovisão totalmente cristocêntrica de Paulo, em especial quando ela aparece na sua devoção a Cristo. A segunda parte (O Segundo Adão), portanto, aborda a questão da humanidade de Cristo por meio do uso que Paulo faz de “Adão” na palavra crucial eikōn (“imagem”) a partir de Gênesis 1–2, apontando que a preocupação suprema dessa analogia é a ênfase tanto na humanidade genuína de Cristo como no fato de Ele ser o portador e restaurador da imagem divina perdida na queda. A terceira (O Messias Judeu e Filho de Deus) e a quarta parte (O Messias dos Judeus e Senhor Exaltado) tratarão das duas ênfases cristológicas fundamentais que surgem regularmente no corpus e que, apesar de questionamentos, possuem as chaves que dão acesso à resposta paulina à pergunta: “Quem é Cristo?”.

Este livro servirá perfeitamente como um livro de estudo para estudantes de teologia paulina ou cristologia nos seminários.
_____________
FEE, Gordon D. Jesus o Senhor segundo o apóstolo Paulo: Uma síntese teológica. Rio de Janeiro, RJ: Editora CPAD, 2019. 239p
.

Nenhum comentário: