sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

O EVANGELHO SEGUNDO PAULO [Resenha]


Em “O Evangelho segundo Paulo”, você verá que Paulo tinha uma identidade própria entre os apóstolos. De modo diferente dos outros, ele nunca conviveu com Cristo durante o ministério terreno de nosso Senhor. Na verdade, ele não se encaixaria bem no círculo dos doze discípulos. Eles eram, na sua maioria, galileus comuns, provincianos, sem nenhuma autoridade religiosa ou peso acadêmico.

Em contrapartida, Paulo (ou mais precisamente Saulo de Tarso, como ele era conhecido naquela época) era um rabino bem respeitado, de boa formação e cultura, nascido em uma família de fariseus e treinado de forma completa nas tradições farisaicas ultra ortodoxas. Ele era surpreendentemente cosmopolita: um cidadão romano, um viajante experiente, um grande doutor da lei que nasceu em Tarso, que estudou em Jerusalém aos pés de Gamaliel (Atos 22.3) e era cheio de zelo, um hebreu de hebreus.

Antes do seu encontro famoso com o Jesus ressuscitado no caminho de Damasco, Saulo de Tarso desprezava todos os desafios às tradições dos fariseus. Quando o encontramos pela primeira vez na Escritura, ele é um “jovem” (Atos 7.58) tão radicalmente oposto a Cristo e tão hostil à fé dos seguidores de Jesus que organiza o apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão.

No entanto, depois de sua conversão a caminho de Damasco, Paulo se tornou um homem completamente diferente. Ele rejeitava totalmente qualquer pretensão de superioridade e abominava a ideia de que a sabedoria humana poderia acrescentar algum valor à pregação do evangelho. Ele se opunha veementemente a qualquer afirmação de que a eloquência ou a cultura pudessem aumentar seu poder original. Portanto, fez um grande esforço para não dar nenhum destaque às suas conquistas intelectuais e acadêmicas, para não comprometer inadvertidamente a simplicidade da mensagem evangelística.

Dentre todos os apóstolos, Paulo era o mais dedicado em preservar a pureza, a exatidão e a clareza da mensagem evangelística. Cristo o escolheu de forma especial para este propósito (“defendendo e confirmando o evangelho”, Fp 1.7). Ele recebeu essa tarefa como uma missão pessoal vinda do céu. Paulo escreveu: “aqui me encontro para a defesa do evangelho” (v.16). Isso estava tão enraizado na consciência de Paulo que, nos momentos em que falava do evangelho, frequentemente se referia a ele como o “meu evangelho” (Rm 2.16; 16.25; 2 Tm 2.8)

O livro é composto sete capítulos, onde o renomado teólogo John MacArthur, faz um estudo profundo e contundente das epístolas paulinas, explicando versículo por versículo os pontos fundamentais dessa mensagem propagada por Paulo. Ao explicar as passagens de modo claro e acessível, Mac Arthur nos convida a relembrar as boas-novas e a continuar propagando o Evangelho que é o poder de Deus para salvar.
____________________
MACARTHUR, John. O evangelho segundo Paulo: a essência das boas novas. Rio de Janeiro, RJ: Thomas Nelson Brasil, 2018. 240p.

Nenhum comentário: