Em contrapartida, Paulo (ou mais precisamente Saulo de Tarso, como ele era conhecido naquela época) era um rabino bem respeitado, de boa formação e cultura, nascido em uma família de fariseus e treinado de forma completa nas tradições farisaicas ultra ortodoxas. Ele era surpreendentemente cosmopolita: um cidadão romano, um viajante experiente, um grande doutor da lei que nasceu em Tarso, que estudou em Jerusalém aos pés de Gamaliel (Atos 22.3) e era cheio de zelo, um hebreu de hebreus.
Antes do seu encontro famoso com o Jesus ressuscitado no caminho de Damasco, Saulo de Tarso desprezava todos os desafios às tradições dos fariseus. Quando o encontramos pela primeira vez na Escritura, ele é um “jovem” (Atos 7.58) tão radicalmente oposto a Cristo e tão hostil à fé dos seguidores de Jesus que organiza o apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão.
No entanto, depois de sua conversão a caminho de Damasco, Paulo se tornou um homem completamente diferente. Ele rejeitava totalmente qualquer pretensão de superioridade e abominava a ideia de que a sabedoria humana poderia acrescentar algum valor à pregação do evangelho. Ele se opunha veementemente a qualquer afirmação de que a eloquência ou a cultura pudessem aumentar seu poder original. Portanto, fez um grande esforço para não dar nenhum destaque às suas conquistas intelectuais e acadêmicas, para não comprometer inadvertidamente a simplicidade da mensagem evangelística.
Dentre todos os apóstolos, Paulo era o mais dedicado em preservar a pureza, a exatidão e a clareza da mensagem evangelística. Cristo o escolheu de forma especial para este propósito (“defendendo e confirmando o evangelho”, Fp 1.7). Ele recebeu essa tarefa como uma missão pessoal vinda do céu. Paulo escreveu: “aqui me encontro para a defesa do evangelho” (v.16). Isso estava tão enraizado na consciência de Paulo que, nos momentos em que falava do evangelho, frequentemente se referia a ele como o “meu evangelho” (Rm 2.16; 16.25; 2 Tm 2.8)
O livro é composto sete capítulos, onde o renomado teólogo John MacArthur, faz um estudo profundo e contundente das epístolas paulinas, explicando versículo por versículo os pontos fundamentais dessa mensagem propagada por Paulo. Ao explicar as passagens de modo claro e acessível, Mac Arthur nos convida a relembrar as boas-novas e a continuar propagando o Evangelho que é o poder de Deus para salvar.
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MACARTHUR, John. O evangelho segundo Paulo: a essência das boas novas. Rio de Janeiro, RJ: Thomas Nelson Brasil, 2018. 240p.
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