quinta-feira, 21 de novembro de 2019

SOBRE HISTÓRIAS [Resenha]


O tema desta coleção de ensaios é a excelências das histórias. E, particularmente, aqueles tipos de histórias que Lewis aprecia de modo especial: contos de fadas e ficção científica. Nos ensaios reunidos aqui, o autor discute certas qualidades literárias que ele sentiu que os críticos ignoravam, ou por causa do turbilhão da moda sendo como é, descartavam automaticamente. Lewis colocou o seu coração nestas 20 histórias que inclui ensaios, artigos, resenhas críticas, tributos, dentre outros gêneros, que sintetizam suas ideias sobre ficção científica, a natureza dos contos de fada, fantasia e inspiração. A conclusão que se chega é que o autor, inteligente e muito espirituoso, possuía a facilidade e a destreza de ir de um assunto para outro, em vista de seu vasto conhecimento adquirido através do estudo constante, do gosto pela leitura, resultando na publicação de obras de grande sucesso.

Nos 20 capítulos deste livro, o leitor encontrar é textos sobre os romances de Charles Willians, sobre três modos de escrever para crianças, o Hobbit, Senhor dos Anéis, George Orwell e muitos outros.

“Sobre Histórias” mostra também um outro lado da vida de Lewis que retrata sua brilhante vida acadêmica e professor de Literatura Inglesa da Universidade de Oxford, onde ficou conhecido por suas palestras geniais e profundas sobre literatura. Seja fazendo a resenha de livros de grandes autores como J.R.R. Tolkien e George Orwell ou refletindo sobre importantes aspectos teóricos da literatura.

C.S. Lewis era um ávido leitor, capaz de ir de um assunto para outro com enorme facilidade e destreza. Seja resenhando os livros de grandes autores como J.R.R. Tolkien e George Orwell ou refletindo sobre importantes aspectos teóricos da literatura. Lewis foi também um dos gigantes intelectuais do século XX e provavelmente o escritor mais influente de seu tempo. Era professor e tutor de Literatura Inglesa na Universidade de Oxford até 1954, quando foi unanimemente eleito para a cadeira de Inglês Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge, posição que manteve até a aposentadoria. Lewis escreveu mais de 30 livros que lhe permitiram alcançar um vasto público, e suas obras continuam a atrair milhares de novos leitores a cada ano.
_________________
LEWIS, C. S. Sobre Histórias. Rio de janeiro, RJ: Thomas Nelson Brasil, 2018. 256p.

Nenhum comentário: