sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O DEFENSOR DO AMOR [Resenha]


Martin Bucer (1491-1551) foi uma importante ilustração da tentativa de utilizar as Escrituras para encontrar o que é comum numa época em que a cristandade estava começando a experimentar a fragmentação que vemos hoje e a reconquistar os irmãos errantes de maneira amigável e sustentável. Durante muito tempo, Bucer foi o menos conhecido dos grandes reformadores protestantes. Mas em sua vida ele era tão conhecido quanto Lutero e Calvino. Ele alcançou esse status sem estabelecer uma denominação ou confissão, mas foi esquecido em uma época de separatismo da cristandade, que não deixou espaço para os reformadores que amavam a unidade.

Escrevendo em 1539, João Calvino descreveu Martin Bucer como um homem “que por causa de sua profunda erudição, seu abundante conhecimento sobre uma ampla gama de assuntos, sua mente perspicaz, sua vasta leitura e muitas outras diferentes virtudes, ainda hoje permanece insuperável por qualquer pessoa, pode ser comparado apenas a alguns, e se destaca dentre a grande maioria”. Calvino escreveu estas palavras durante a sua estadia de três anos em Estrasburgo (1538-1541), onde Bucer foi um reformador proeminente. Depois de sua chegada à cidade, Calvino morou por um tempo na casa de Bucer antes de se mudar para uma casa vizinha. Durante esse tempo, os dois reformadores se tornaram próximos, e Bucer influenciou muito seu colega mais novo. No entanto, apesar da estreita ligação entre Bucer e Calvino, Bucer permanece como um desconhecido para muitos cristãos reformados, relegado ao papel de um reformador secundário.

Temos aqui, como uma edição de luxo, capa dura, com uma linda jaqueta, este magnifico livro que contem 39 textos sobre a vida desse reformador que também é conhecido como teólogo do Espírito Santo. Esta obra consiste na tradução de uma biografia do reformador Martin Bucer, escrita por Thomas Schirrmacher, diretor do Seminário na Alemanha. Nessa biografia, Schirrmacher perpassa os principais fatos da vida de Bucer permeando a narrativa com uma exposição bastante didática de seu pensamento acerca dos principais temas teológicos do contexto protestante, inclusive de alguns temas polêmicos do período da Reforma. Essa obra é indispensável para quem gosta de estudar sobre a Reforma Protestante e para quem quer saber um pouco mais sobre esse teólogo que foi também um defensor do amor. Esta é a primeira obra em português publicada sobre Martin Bucer.
____________
SCHIRRMACHER, Thomas. O defensor do amor: Martin Bucer como teólogo e pastor. Brasília, DF: Editora 371, 2018. 120p

Nenhum comentário: