Em Pilares da fé, cada uma das cinco declarações acima é desenvolvida com base no ensino das Escrituras Sagradas, dialogando com os principais reformadores da época — Martinho Lutero e João Calvino — e com as principais confissões de fé e catecismos das tradições luterana e reformada surgidas no mesmo período, as quais resumem o ensino dos reformadores.
O livro antes da introdução, tem o prefácio escrito pelo escritor, teólogo presbiteriano Solano Portela e uma apresentação feita pelo deputado estadual do Rio Grande do Sul, cristão luterano, Marcel Van Hattem. Contém ainda 6 capítulos, onde nos cincos primeiros capítulos, O autor faz um belíssimo trabalho de descrever e aplicar esses lemas ao contexto contemporâneo. No último capítulo autor cita Agostinho e Karl Barth ao trabalhar a celebre frase: “A Igreja está sendo sempre reformada”.
O livro inclui dois apêndices, primeiro com a Declaração de Cambridge e o segundo com o Hino da Reforma. Este livro é notavelmente pedagógico, podendo ser usado em seminários ou grupos de estudos bíblicos e Escolas Bíblicas Dominicais.
___________
FERREIRA, Franklin. Pilares da Fé: a atualidade da mensagem da Reforma. São Paulo, SP: Vida Nova, 2017. 208p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário