segunda-feira, 11 de novembro de 2019

PILARES DA FÉ [Resenha]


O livro é um ensaio sobre os cinco solas da Reforma Protestante — Sola Scriptura (Somente a Escritura); Solus Christus (Somente por Cristo); Sola Gratia (Somente pela Graça); Sola Fide (Somente pela Fé) e Soli Deo Gloria (Somente para a glória de Deus). Deus se revela de forma salvífica somente na Escritura Sagrada, pecadores são redimidos somente pela morte de Jesus Cristo na cruz, somente por meio da graça, uma dádiva recebida somente pela fé e tudo para a glória de Deus somente.

Em Pilares da fé, cada uma das cinco declarações acima é desenvolvida com base no ensino das Escrituras Sagradas, dialogando com os principais reformadores da época — Martinho Lutero e João Calvino — e com as principais confissões de fé e catecismos das tradições luterana e reformada surgidas no mesmo período, as quais resumem o ensino dos reformadores.

O livro antes da introdução, tem o prefácio escrito pelo escritor, teólogo presbiteriano Solano Portela e uma apresentação feita pelo deputado estadual do Rio Grande do Sul, cristão luterano, Marcel Van Hattem. Contém ainda 6 capítulos, onde nos cincos primeiros capítulos, O autor faz um belíssimo trabalho de descrever e aplicar esses lemas ao contexto contemporâneo. No último capítulo autor cita Agostinho e Karl Barth ao trabalhar a celebre frase: “A Igreja está sendo sempre reformada”.

O livro inclui dois apêndices, primeiro com a Declaração de Cambridge e o segundo com o Hino da Reforma. Este livro é notavelmente pedagógico, podendo ser usado em seminários ou grupos de estudos bíblicos e Escolas Bíblicas Dominicais.
___________
FERREIRA, Franklin. Pilares da Fé: a atualidade da mensagem da Reforma. São Paulo, SP: Vida Nova, 2017. 208p.

Nenhum comentário: