segunda-feira, 4 de novembro de 2019

SAUDADES DE CASA [Resenha]


Em um nível muito mais elevado, todos nós experimentamos aquilo que C. S. Lewis chama de “nostalgia vitalícia”. Ela se origina de nosso anelo inexprimível de sermos reunidos a alguma coisa no universo da qual nos sentimos isolados – algo familiar, mas que nos falta. Essa alguma coisa, evidentemente, é Deus. Ele nos criou à sua imagem, de forma que devemos encontrar a nossa fonte de descanso nele mesmo. Mas nós nos separamos dele, e, desde então, temos vivido com esse isolamento.

E isso nos traz a este livro: “Saudades de casa: uma viagem através dos Salmos dos Degraus. Não temos certeza absoluta sobre a razão por que estes 15 salmos – capítulos 120-134 – são chamados de Salmos dos Degraus. Uma das explicações mais razoáveis para o termo degraus (ou subida) é que os israelitas cantavam essa coleção de salmos à medida que viajavam (subiam) para a cidade de Jerusalém para celebrar uma de suas festas anuais, a respeito das quais lemos em Deuteronômio 16.16.

Uma característica singular dos salmos em geral é que eles expressam todo o leque das emoções humanas. João Calvino se refere a eles como “uma anatomia de todas as parte da alma, pois não há emoção que se possa experimentar que não esteja ali representada como num espelho”. O que é verdade a respeito dos Salmos dos degraus em particular. Em suma, eles são um repertório da experiência humana. Eles nos conduzem numa jornada pelos muitos altos e baixos da vida. Ao fazê-lo, dão forma a nossas perspectivas, regulam nossos sentimentos e instruem nosso bom senso.

Este livro, além do prefácio e introdução, contém 15 capítulos, cada um dedicado a um salmo e tem ainda um apêndice intitulado “A Providencia de Deus”. Tudo para nos ensinar que estes salmos nos guiam no caminho dos desejos que glorificam a Deus, nas emoções que magnificam a Deus e nos pensamentos que honram a Deus. Eles nos preparam para orar com fé, à medida que nos convidam a fixar nossos olhos nos céus.
_____________
YUILLE, J. Stephen. Saudades de casa: uma jornada através dos Salmos de degraus. Recife, PE: Centro de Literatura Reformada, 2017.

Nenhum comentário: