sábado, 16 de novembro de 2019

ROMANOS [Resenha]


Romanos é uma carta que os cristãos deveriam estudar continuamente (como o restante das Escrituras), pois contém, da parte de Deus, instruções e doutrinas que já mudaram a forma de pensar de muitos eruditos. O Evangelho, a ira de Deus, a indesculpabilidade de todos, a justificação, expiação, adoção, reconciliação, graça, morte para o pecado, escravidão à justiça, liberdade, eleição, predestinação, obediência da fé, entre tantos outros, além de fechar com chave de ouro: a prática cristã. O autor declara que "Este livro... não lhes dará o mais completo discernimento possível de todos e de cada um dos versículos contidos neste livro bíblico ... concentrei-me nos temas e ideias-chave de cada porção estudada."

Em suas anotações em seu Novo Testamento em grego, o autor escreveu as seguintes observações: (1) "Enquanto Agostinho lia essas palavras [Rm 13.11-14], o Espírito de Deus as tomou e inseriu... no mais profundo da alma desse jovem. Pelo poder da Palavra de Deus e com a assistência do Espírito, Agostinho foi convertido à fé cristã. (2) Preparando suas aulas sobre Romanos ... Martinho Lutero, cuja consciência havia sido ferida pelo fardo da lei de Deus que diariamente expunha sua implacável culpa, compreendeu o evangelho de Cristo... E foi baseado no ensino de Paulo sobre a doutrina da justificação pela fé somente que Lutero se manteve firme contra o mundo inteiro na Reforma do século 16. (3) ... enquanto [John Wesley] ouvia as palavras de Romanos, sentiu seu coração estranhamente aquecido. Ele afirmou que aquele foi o momento de sua autêntica conversão. E conclui: Eu poderia mencionar o impacto de Romanos sobre Calvino, Jonathan Edwards e uma multidão de outros ao longo da história da igreja, mas, agora, ao começarmos a estudar essa carta, simplesmente os relembro de que Deus tem abençoado ricamente aqueles que se devotam ao seu estudo."

Estudar Romanos com o Dr. Sproul é gratificante. Além de aclarar alguns pontos obscuros (características de quem Deus chamou para ser mestre), ele nos edifica: ‘podemos ver agora porque o Evangelho é tão importante, porque a doutrina da justificação pela fé não pode ser negociada. Nela, a glória da graça de Deus se torna manifesta. Enquanto ainda éramos pecadores, Cristo tomou sobre Si a maldição de morte que reina e derrotou o túmulo pela sua justiça, que é imputada a nós pela fé, se de fato colocarmos nossa confiança nele. O pecado reina na morte, mas Cristo triunfa sobre a morte. A morte é só um momento; o triunfo dura para sempre’.

O livro está dividido em 58 blocos que é resultado do trabalho expositivo do autor. RC Sproul pregou sessenta sermões sobre Romanos entre 2005-2007 em Saint Andrew’s, onde ele pastoreou por mais de uma década. A pregação expositiva passagem por passagem de Sproul, não só irá enriquecer qualquer ministério de pregação ou ensino, mas qualquer estudo e reflexão desta importante carta.

R. C. Sproul nasceu em 1939, no estado da Pensilvânia. Foi ministro presbiteriano, pastor da St. Andrews Chapel, na Flórida e fundador e presidente do ministério Ligonier, professor e palestrante. O autor apresentava diariamente um programa de rádio chamado Renewing Your Mind.
__________________
SPROUL, R. C. Estudos bíblicos expositivos em Romanos. São Paulo, SP: Cultura Cristã, 2011. 464p.

Nenhum comentário: