quarta-feira, 13 de novembro de 2019

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS [Resenha]


Edgar Allan Poe (1809 – 1849) foi autor, poeta, editor e crítico literário. De vida bastante turbulenta, ainda criança foi abandonado pelo pai e pouco tempo depois ficou órfão da mãe. Adotado por um casal rico, Poe frequentou ótimas escolas, porém passou pouco tempo na universidade devido à vida boêmia e regada a álcool que levava. Às escondidas, casou-se com sua prima de apenas 13 anos e, por consequência de sua morte dois anos depois, Poe afundou-se ainda mais no vício da bebida. Começou a carreira literária em 1827 com a publicação de uma pequena coletânea de poemas chamada Tamerlane and Other Poems. Mas foi com a publicação do poema O Corvo, em 1845, que Edgar Allan Poe alcançou a fama que tanto sonhava.

Histórias Extraordinárias é uma coletânea, mais precisamente, 18 contos publicados entre os anos de 1833 e 1845, considerados clássicos da literatura de horror e policial. É um livro magnífico, tanto para quem gosta de contos de horror e mistério, quanto para quem deseja conhecer um dos mestres nesse estilo literário. Da primeira à última página, Edgar Allan Poe colocou todo o seu pessimismo e espírito macabro que possuía em vida, e que, apesar de às vezes causar calafrios nos leitores, mostra na perfeição a sua genialidade como escritor.

Narrativas repletas de suspense, mistério e terror. Uma carta roubada que causa um grande embaraço no mundo político. Uma mansão envolta em uma atmosfera de morte. Um gato preto que leva seu dono à perdição. Uma desavença entre dois amigos que resulta em uma terrível vingança. Um baile de máscaras cujo principal convidado é o destino. Uma farsa inocente na corte de um rei brincalhão que termina em tragédia. Um estranho inseto que leva a uma surpreendente descoberta. Os contos de Edgar Allan Poe estão entre o que de melhor já foi produzido na literatura de suspense. A primeira e a última história deste volume (A carta roubada e O escaravelho de ouro, respectivamente) são narrativas policiais que influenciaram autores como Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, por exemplo. As demais são contos de terror, mistério e morte, com os quais o autor pretende demonstrar o que há de mais sinistro e fascinante nas coisas deste e, por que não dizer, de outros mundos.
____________
POE, Edgar Allan. Histórias Extraordinárias. Rio de Janeiro, RJ: Ediouro, 2005.

Nenhum comentário: